CSB participa do Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho

A consultora jurídica da entidade Zilmara Alencar, o ex-subprocurador-geral do Trabalho Luís Antônio Camargo de Melo e o secretário de Formação Sindical, Cosme Ricardo Gomes Nogueira, acompanharam o 19° Conamat entre os dias 2 e 5 de maio

A CSB participou do 19° Conamat (Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), organizado pela Anamatra (Associação da Justiça do Trabalho). O evento aconteceu em Belo Horizonte, entre os dias 2 e 5 de maio. No centro dos temas debatidos, a reforma trabalhista (Lei nº 13.467/2017), que modificou artigos da CLT desde novembro de 2017.

Representando a CSB estavam presentes a consultora jurídica da entidade Zilmara Alencar e o secretário de Formação Sindical, Cosme Ricardo Gomes Nogueira. O ex-subprocurador-geral do Trabalho Luís Antônio Camargo de Melo também marcou presença.

O Congresso da Associação, que reúne cerca 90% dos magistrados do Brasil, teve 103 teses aprovadas e duas delas tiveram participação da CSB. Uma tese é sobre os efeitos da terceirização no setor público e a segunda envolve o custeio sindical e a soberania das deliberações em assembleia para a cobrança de toda categoria.

A contribuição sindical, que teve sua natureza modificada pela reforma trabalhista, foi um dos temas que mais apareceram durante o Congresso. De acordo com a nova lei, a contribuição sindical que era compulsória passou a ter caráter consultivo, ou seja, a categoria deve autorizar que o desconto de um dia de trabalho seja feito. Seguindo a nova regulamentação, os sindicatos têm realizado assembleias para que os trabalhadores deliberem sobre o desconto do imposto sindical.

Um dos posicionamentos que o Congresso endossou é a inconstitucionalidade do fim da contribuição sindical, pois o um dia de trabalho pago pelos trabalhadores não só ajudam na manutenção dos sindicatos como também com outros programas, como o seguro-desemprego, por exemplo.

A consultora Zilmara Alencar explica que é muito importante a contribuição ser discutida. “Uma das formas que a CSB adotou para combater a aplicação da reforma trabalhista foi entrar com Ações Diretas de Inconstitucionalidades (ADI) questionando a aplicação da reforma, e agora temos teses aprovadas no Congresso que vão mostrar força e união”, afirma.

Para o secretário de Formação Sindical, Cosme Ricardo Gomes Nogueira, é muito importante que haja um Congresso que some forças e se disponha a debater temas que são importantes para todos que atuam com a Justiça do Trabalho. “A reforma trabalhista vem tirando direitos dos trabalhadores, enfraquecendo as entidades sindicais e também quer acabar com a Justiça do Trabalho. São esses três eixos que norteiam a reforma”, afirma.

“A união do movimento sindical com a Justiça tem que acontecer, e o Congresso sinaliza para esse caminho. Com a reforma trabalhista, vai haver um esvaziamento das ações trabalhistas e, então, para que Justiça do Trabalho? O que a Justiça do Trabalho vai julgar? Todos vão morrer se esses retrocessos avançarem”, enfatiza o dirigente.

Terceirização no setor público
Defendida por Zilmara Alencar, uma tese que dispõe sobre a terceirização no setor público foi aprovada no 19º Conamat.

Para a consultora jurídica, a Constituição torna impossível que as atividades principais, as chamadas de atividades-fim, sejam executadas por terceiros dentro do setor público. “A terceirização não pode ser irrestrita como diz a Lei 13.467, que modificou a Lei 6.019/74. “É uma questão Constitucional”, diz.

Cosme Nogueira, que é servidor público e presidente da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP-MG), afirma que a terceirização no setor público é a precarização estampada. “A terceirização é a porta de entrada da corrupção no setor público, ela precariza as relações de trabalho e fragiliza também o serviço prestado ao cidadão que precisa do serviço público. No momento em que a Anamatra tem uma tese que reafirma isso é um somatório de forças, diz.

Veja as teses aprovadas no 19º Conamat.

Compartilhe:

Leia mais
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Admissibilidade de recursos no TST tem novas regras a partir de fevereiro; saiba o que muda