Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB participa de Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais

CSB participa de Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais

A representante da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CSB, Maria Abadia de Souza, participou nessa segunda-feira (7/11) da reunião do Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais, na sede da CUT Nacional.

O Fórum, com a presença da CSB, CUT, Nova Central Sindical, UGT e CTB, teve como objetivo unir mulheres de todas as centrais em torno de uma pauta unificada contra a reforma da previdência – que pode igualar a idade mínima para aposentadoria entre homens e mulheres – e a violência contra as mulheres.

A Campanha Mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres também foi pauta da reunião. Iniciada em 1991, a campanha tem como objetivo promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. No Brasil, ela acontece desde 2003, com ações de mobilização e esclarecimento sobre o tema.

Durante o encontro, ficou definido que serão organizadas mobilizações, que terão início durante a campanha 16 dias de ativismo. Além disso, também que será realizado um seminário de preparação para a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres.

Para Maria Abadia de Souza, todas as mulheres precisam se mobilizar contra a retirada de direitos das trabalhadoras e a violência sofrida por elas. Abadia ressalta ainda que a equiparação da idade mínima entre homens e mulheres só irá aumentar a desigualdade de gênero já existente, por isso essa luta é se faz tão urgente e necessária.

Fonte: SISIPSEMG