CSB participa de fórum internacional em defesa da previdência solidária em Buenos Aires

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) esteve presente com representativa delegação do Fórum Internacional em Defesa de Uma Previdência Pública e Solidária realizado na última sexta-feira, 28 de junho, em Buenos Aires, na Argentina. O encontro foi uma iniciativa conjunta de entidades da América Latina e formalizou a constituição da criação do Fórum, ideia lançada pela CSB na realização da Jornada Internacional em Defesa da Previdência Social, em 12 de abril. Nesta etapa, coordenado pela Confederação Latinoamericana e do Caribe de Trabalhadores Estatais, contou com a participação de lideranças sindicais, especialistas e autoridades do continente com a finalidade de debater o desafio de preservar a universalidade e a sustentabilidade dos sistemas de previdência dos países latinos.

Durante o encontro que iniciou as 14h e foi encerrado somente as 20h, os participantes assistiram palestras de políticos, dirigentes sindicais e especialistas na área previdenciária de vários países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Peru, Chile e Brasil. Foi uma troca de informações de grande importância num momento em que querem atacar os trabalhadores de todos os lados.

Participações Brasileiras

O vice-presidente presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros e presidente da CSB RS, Sérgio Arnoud, relatou o trabalho realizado pelas entidades sindicais brasileiras com objetivo de barrar a “reforma” da Previdência no Congresso Nacional ou, no mínimo, barrar os pontos mais críticos do projeto, com destaque para a derrubada do modelo de capitalização; a derrubada da desconstitucionalização de matérias previdenciárias além de preocupações relacionadas aos custos da transição do modelo (atual) de repartição para o de capitalização. Arnoud recordou as grandes mobilizações e a recente greve geral que forçou a base do governo a alterar pontos da proposta.

“Desejamos manter nosso sistema público e solidário, no caminho inverso dos objetivos cruéis pretendidos pelo mercado e governo brasileiro nessa fracassada política econômica de perfil neoliberal. Sabemos que o desafio é grande, mas estamos seguros de que, unidos, com estratégia e objetivos comuns, podemos reverter este triste cenário de retrocessos”, concluiu Arnoud.

Em discurso, João Domingos Domingos Gomes dos Santos, presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, destacou a importância de ações conjuntas, multinacionais, para barrar retrocessos e fez uma breve análise de conjuntura sobre as similaridades e desafios dos países Latino-americanos.

O Dr. Marcelo D’ambroso. Juiz de Direito do Rio Grande do Sul , fez uma explanação abordando a situação laboral do trabalhador na iniciativa privada.

Ao final ficou acordado que haverá novo encontro em agosto no Chile, com dia a ser confirmado. A luta continental na América Latina e Caribe quer se manter fortalecida e unificada.

Etapas da Criação do Fórum:
Primeira etapa – Organização : 12 de abril em Porto Alegre / Brasil
Segunda etapa – Fundação: em Buenos Aires : 28 de junho de 2019 em Buenos Aires / Argentina
Terceira etapa – agosto 2019 /Chile

Fonte: CSB-RS

 

Compartilhe:

Leia mais
1-de-maio-das-centrais-sindicais-com-lula-em-sp
Centrais sindicais entregarão carta de reivindicações a Lula e presidentes dos Poderes
carf plr
Fazenda amplia esforços para desbloquear processos que ultrapassam R$ 35 bilhões no Carf
gabriel galípolo banco central
Deputados desmontam juros criminosos de Galípolo durante homenagem ao BC na Câmara
sindpd-sp inclusão dia mundial autismo
Dia Mundial do Autismo: Sindpd-SP segue firme na luta pela inclusão
calor trabalho denuncias mpt
Denúncias ao MPT envolvendo calor extremo batem recorde nos primeiros meses de 2025
novo consignado clt para trabalhadores negativados
Trabalhador negativado pode solicitar novo consignado para CLTs; saiba como funciona
Declaração Imposto de Renda 2025 (2)
Declaração pré-preenchida completa do Imposto de Renda 2025 já está disponível; acesse
Seminário Femergs1
CSB participa do VIX Seminário de Formação do Servidor Público Municipal da Femergs
plano de saúde criança autista
Mãe aciona Justiça após seguradora reajustar em 379% plano de saúde do filho autista
isenção IR certificação TI
Sindpd-SP e Fenati: Isenção de Imposto de Renda na certificação em TI já!