CSB participa de fórum internacional em defesa da previdência solidária em Buenos Aires

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) esteve presente com representativa delegação do Fórum Internacional em Defesa de Uma Previdência Pública e Solidária realizado na última sexta-feira, 28 de junho, em Buenos Aires, na Argentina. O encontro foi uma iniciativa conjunta de entidades da América Latina e formalizou a constituição da criação do Fórum, ideia lançada pela CSB na realização da Jornada Internacional em Defesa da Previdência Social, em 12 de abril. Nesta etapa, coordenado pela Confederação Latinoamericana e do Caribe de Trabalhadores Estatais, contou com a participação de lideranças sindicais, especialistas e autoridades do continente com a finalidade de debater o desafio de preservar a universalidade e a sustentabilidade dos sistemas de previdência dos países latinos.

Durante o encontro que iniciou as 14h e foi encerrado somente as 20h, os participantes assistiram palestras de políticos, dirigentes sindicais e especialistas na área previdenciária de vários países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Peru, Chile e Brasil. Foi uma troca de informações de grande importância num momento em que querem atacar os trabalhadores de todos os lados.

Participações Brasileiras

O vice-presidente presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros e presidente da CSB RS, Sérgio Arnoud, relatou o trabalho realizado pelas entidades sindicais brasileiras com objetivo de barrar a “reforma” da Previdência no Congresso Nacional ou, no mínimo, barrar os pontos mais críticos do projeto, com destaque para a derrubada do modelo de capitalização; a derrubada da desconstitucionalização de matérias previdenciárias além de preocupações relacionadas aos custos da transição do modelo (atual) de repartição para o de capitalização. Arnoud recordou as grandes mobilizações e a recente greve geral que forçou a base do governo a alterar pontos da proposta.

“Desejamos manter nosso sistema público e solidário, no caminho inverso dos objetivos cruéis pretendidos pelo mercado e governo brasileiro nessa fracassada política econômica de perfil neoliberal. Sabemos que o desafio é grande, mas estamos seguros de que, unidos, com estratégia e objetivos comuns, podemos reverter este triste cenário de retrocessos”, concluiu Arnoud.

Em discurso, João Domingos Domingos Gomes dos Santos, presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, destacou a importância de ações conjuntas, multinacionais, para barrar retrocessos e fez uma breve análise de conjuntura sobre as similaridades e desafios dos países Latino-americanos.

O Dr. Marcelo D’ambroso. Juiz de Direito do Rio Grande do Sul , fez uma explanação abordando a situação laboral do trabalhador na iniciativa privada.

Ao final ficou acordado que haverá novo encontro em agosto no Chile, com dia a ser confirmado. A luta continental na América Latina e Caribe quer se manter fortalecida e unificada.

Etapas da Criação do Fórum:
Primeira etapa – Organização : 12 de abril em Porto Alegre / Brasil
Segunda etapa – Fundação: em Buenos Aires : 28 de junho de 2019 em Buenos Aires / Argentina
Terceira etapa – agosto 2019 /Chile

Fonte: CSB-RS

 

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil