CSB participa de evento promovido pela Federação Sindical Mundial na Grécia

FSM ofereceu curso de capacitação a dirigentes sindicais da América Latina

Realizado entre os dias 6 e 14 de dezembro em Antenas, na Grécia, o 2º curso de formação sindical da Federação Sindical Mundial (FSM) contou com a participação de nove dirigentes sindicais da América Latina, entre eles, José Lucas da Silva, diretor de finanças adjunto da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), e debateu a importância da capacitação das forças sindicais na luta pela classe trabalhadora.

Durante o evento, que contou com palestras de 18 oradores, os participantes expuseram as principais questões acerca do desrespeito aos direitos trabalhistas. A internacionalização do capital e das estratégias produtivas aniquilam os trabalhadores e destroem o desenvolvimento nacional. O novo poder global das empresas transnacionais é o motor propulsor dessa injustiça social e econômica.

Para José Lucas, todos os trabalhadores do mundo têm o mesmo problema. “O capital é selvagem em qualquer lugar do mundo. Em alguns países isso acontece ainda mais intensamente e sempre com o objetivo de escravizar o trabalhador”, condena o diretor da CSB.

Os princípios e valores do movimento sindical classista internacional, bem como a atuação conjunta das lideranças e dirigentes, também formaram a pauta do curso. Estes conceitos e metas fortalecem a luta pela manutenção dos direitos já adquiridos e pela ampliação de novas conquistas.

A integração sindical, o trabalho por ainda mais visibilidade, mobilizações, engajamento, trabalho sindical solidário são o alicerce para a representação eficiente e árdua dos direitos dos trabalhadores e contra a precarização do trabalho.

A formação sindical como instrumento de luta da CSB

O curso de formação sindical deixou claro que a representação dos trabalhadores deve ser sempre atuante, uma vez que o sistema do capital e do lucro a todo custo macula a qualidade de vida e de trabalho da classe operária.

O principal objetivo do evento, segundo José Lucas, foi mostrar para os dirigentes sindicais a realidade dos trabalhadores mundiais. “Os palestrantes mostraram para os dirigentes a situação de cada país e como os problemas dos trabalhadores vêm sendo tratados”, explicou o diretor lamentando o fato de que a classe trabalhadora mundial padece com a opressão.

Para o diretor da CSB, o movimento sindical deve se atentar à defesa da classe trabalhadora diante do massacre do capital das multinacionais. “A FSM está à disposição e trabalhando para ajudar os companheiros necessitados com cursos e palestras nos países que passam pelas maiores dificuldades”, reiterou José Lucas.

A filiação da Central junto à FSM é também fator importante para a ampliação da luta pelos direitos dos trabalhadores. “A FSM tem uma visão muito ampla sobre os problemas da América Latina, e, com isso, vai oferecer à CSB ferramentas ainda mais eficazes para um enfrentamento àqueles que querem destruir os direitos trabalhistas”, finalizou o diretor da Central.

Em março de 2013, será realizada em Lima, no Peru, a reunião do Conselho Presidencial da FSM, que unificará as questões debatidas na reunião. Entre elas, ênfase ao estabelecimento de um programa de ação para integrar o trabalho da entidade; a crise mundial e seus impactos na região; desenvolvimento e a valorização do trabalho; e integração regional.

Compartilhe:

Leia mais
fraude consignado MT
Sinpaig-MT e outros sindicatos denunciam fraudes em cartão consignado de servidores
industria china robos humanoides ia
China planeja transformar sua indústria usando robôs humanoides equipados com IA
desconectar do celular melhora saúde mental
Desconectar do celular por 14 dias reverte perda cognitiva e reduz sintomas de depressão
portabilidade crédito consignado
Trabalhadores já podem migrar crédito consignado antigo para o Crédito do Trabalhador; saiba
salário mínimo paulista aumento 2025
Salário mínimo de São Paulo terá aumento de 10% em 2025; novo valor é de R$ 1.804
centrais sindicais contra PEC 66-2023
Centrais sindicais listam 10 pontos da PEC 66/2023 que prejudicam os servidores públicos
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes