Central foi representada pelo vice-presidente Flavio Werneck
O vice-presidente da CSB e presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF), Flavio Werneck, integrou a mesa diretiva de audiência pública sobre os efeitos da reforma da Previdência (PEC 287/2016) para policiais. Convocada pelo senador José Medeiros (PSD-MT), a sessão foi realizada nesta quinta-feira (6), no Senado Federal, em Brasília.
A PEC 287/2016, em tramitação na Câmara dos Deputados, retira da carreira policial a característica de atividade de risco, o que estabelecia uma aposentadoria especial, com tempo de serviço menor.
Em discurso, Werneck defendeu a aposentaria nos moldes atuais para os profissionais de segurança pública ao frisar o risco iminente e o estresse presentes no dia a dia da categoria. “Os profissionais de segurança pública, assim como ocorre no mundo inteiro, tem a necessidade de um tratamento diferenciado no que diz respeito à aposentação”.
Direito de greve
A audiência também debateu a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou inconstitucional o direito de greve de servidores públicos de órgãos de segurança.
“Os policiais já estão vendo como cumprir a decisão. Decisão judicial se cumpre. Muito embora nós observamos que o Estado e a União não cumprem as decisões judiciais. Nós estamos com os coletes da Polícia Federal vencidos. Ou seja, nem equipamento de proteção individual nós temos. A decisão, embora não concorde, a gente vai cumprir. A gente tem outras maneiras de reivindicar os direitos dos policiais federais”, afirmou o vice-presidente.