CSB participa da retomada das atividades do Conselho Nacional do Trabalho em Brasília

As centrais sindicais participaram nesta quinta-feira (22) da retomada do Conselho Nacional do Trabalho (CNT) em Brasília. A primeira reunião do CNT neste ano foi realizada na sede do Ministério do Trabalho e Emprego e conduzida pelo chefe da pasta, Luiz Marinho.

“O país necessita de um processo de diálogo de construção de entendimentos e a política tripartite é, talvez, a ferramenta mais importante que é o diálogo para reconstrução das políticas públicas do nosso país. O Conselho tem a missão de trabalhar o entendimento das relações de trabalho”, falou o ministro na abertura do encontro.

A CSB tem como membros titulares do Conselho o presidente nacional, Antonio Neto, e o secretário-geral, Álvaro Egea. Os suplentes são o secretário de mobilização, Paulo de Oliveira, e o presidente da CSB-Goiás, Sandro Jadir.

“Hoje retomamos de fato a existência e atuação deste conselho, que nos últimos dois governos só existia no papel, para cumprir a convenção da OIT, e nada era conversado, não havia consenso entre as partes e tudo era imposto pelo governo. Que agora possamos retomar esse espaço de diálogo”, disse Neto.

Na foto, em ordem: Álvaro Egea, Antonio Neto, Paulo de Oliveira, Sandro Jadir e Ernesto Pereira.

Esta primeira reunião tratou de aprovar questões administrativas, como o regimento interno, escolha de coordenadores das bancadas de cada parte e o calendário das reuniões trimestrais. O próximo encontro está marcado para 21 de setembro.

Além de Luiz Marinho e o secretário das Relações de Trabalho do MTE, Marcos Periotto, estiveram na reunião representantes dos diversos ministérios que fazem parte do CNT, dentre eles o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ministério da Previdência Social e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Sobre o Conselho Nacional do Trabalho

O Conselho Nacional do Trabalho é um órgão do Ministério do Trabalho e Emprego que realiza reuniões tripartites, com representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores.

Criado pelo decreto nº 11.496, dentre seus objetivos estão:

– Negociar e propor políticas e ações para modernizar as relações de trabalho;

– Estimular a negociação coletiva e diálogo social na solução de conflitos trabalhistas;

– Promover o entendimento entre trabalhadores e empregadores;

– Buscar soluções em temas estratégicos relativos às relações de trabalho;

– Propor diretrizes para a elaboração dos planos, dos programas e das normas sobre políticas públicas em matéria trabalhista de competência do Ministério do Trabalho e Emprego;

– Propor estudos e analisar normas complementares que tratem das condições e das relações de trabalho, dentre outros assuntos que lhe sejam submetidos, no âmbito de sua competência.

Leia também: Conselho do FAT aprova proposta de orçamento e retira repasses à Previdência

Compartilhe:

Leia mais
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Novas regras de admissibilidade de recursos no TST entram em vigor em fevereiro
reajuste servidores federais 2025 aprovação orçamento
Reajuste de servidores federais será pago após sanção do Orçamento de 2025
falecimento adriano de souza oliveira sinserpu
CSB e Fesmig lamentam falecimento de Adriano Oliveira, presidente do Sinserpu
como pedir o seguro-defeso
Pescadores artesanais devem cadastrar biometria para receber o seguro-defeso; saiba
governo proíbe cobrança de taxas no pix
Governo revoga novas regras do Pix e publica MP que reforça gratuidade do serviço
fernando haddad isenção imposto de renda 2025
Haddad: Governo estuda manter isenção de IR até dois salários mínimos em 2025
pauta stf 2025 direito do trabalho
Contribuição assistencial, vínculo em apps e outros temas trabalhistas na pauta da Justiça em 2025
fake news taxar pix 5 mil reais
Receita não vai taxar Pix acima de 5 mil mensais; entenda mudança alvo de fake news
fake news taxação pix receita federal desmente
Novas regras do Pix não afetarão trabalhadores autônomos, diz Receita Federal