Dirigentes da Central participam do evento, em Genebra (Suíça), para debater o futuro do trabalho
A delegação da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) está em Genebra, na Suíça, para participar da 104ª Convenção Internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Neste ano, o evento tem como foco o debate do futuro do trabalho sob quatro prismas: trabalho e sociedade, organização do trabalho e produção, trabalho apropriado para todos e governança do trabalho. O encontro entre as delegações mundiais será encerrado no dia 13 de junho.
Composta pelo presidente da Central, Antonio Neto, e pelos vice-presidentes, Luiz Sergio da Rosa Lopes, da Federação dos Contabilistas dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, e João Alberto Araújo Fernandes, do Sindicato dos Administradores do Rio Grande do Sul, a delegação foi recebida pela embaixadora Regina Maria Cordeiro Dunlop, representante permanente do Brasil na ONU em Genebra.
Durante duas semanas, os representantes de 185 estados-membros da OIT falarão sobre os problemas relacionados ao emprego em suas regiões, a primeira norma internacional sobre transição da informalidade para a formalidade, o papel das pequenas e médias empresas como potenciais geradoras de emprego, desenvolvimento do trabalhador, criação de empregos decentes e produtivos, garantias de proteção ao emprego e criação de propostas e orçamento para a programação de 2016/2017, para que possam estabelecer e adotar uma padronização internacional de trabalho.
“Precisamos olhar para as mudanças de longo prazo, para as megatendências transformacionais e o que elas implicam para os objetivos que perseguimos na OIT nesse segundo século”, disse o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, diante de mais de 4.000 delegados reunidos na Convenção.
De acordo com o último Relatório Mundial de Emprego e Perspectiva Social (World Employment and Social Outlook Report), o desemprego mundial atingiu 201 milhões em 2014, o que representa um número 30 milhões superior ao de antes do início da crise global em 2008. Além disso, o desafio é proporcionar empregos para as mais de 40 milhões de pessoas que ingressam no mercado de trabalho a cada ano. Além de desemprego generalizado, a própria relação de trabalho está enfrentando uma grande transformação, o que está trazendo novos desafios.
Acompanhe no site da CSB a cobertura da participação da delegação da Central na 104ª Convenção Internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT).