CSB organiza I Encontro Nacional dos Movimentadores de Mercadorias

Com objetivo de fortalecer a categoria, Central conclama a participação de todos os representantes no evento

A Central dos Sindicatos Brasileiros realizará, nos dias 21 e 22 de novembro, o I Encontro Nacional dos Movimentadores de Mercadorias, que acontecerá em São Paulo, no Hotel Mercury  Zona Norte. O evento irá tratar de pontos referentes à Lei 12.023/2009, que trata das atividades de movimentação e as condições dos trabalhadores avulsos da categoria. As inscrições para o encontro deverão ser feitas por meio do site da CSB.

O encontro também irá abordar os seguintes temas: legislação trabalhista, acordado sobre o legislado e Previdência Social. Palestras serão ministradas por desembargadores, procuradores do Ministério Público do Trabalho  e representantes dos tribunais regionais do trabalho.

Teovaldo José Aparecido,  presidente da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Minas Gerais (FETRAMOV/MG) e secretário dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias afirma: “Vivemos um momento de instabilidade política e de recessão. Muitos trabalhadores estão retornando à informalidade, por esta razão temos que usar este evento para pensar em soluções para não permitir mais retrocessos”.

Para o vice-presidente da CSB e presidente da Federação dos Movimentadores de São Paulo, Alfredo Ferreira de Souza (Fetramesp), um dos principais pontos do evento será a questão da contribuição sindical. “Devido às mudanças na economia, muitos empresários têm optado por contratar os movimentadores de mercadoria com vínculo empregatício, e não de forma avulsa – que seria intermediada pelos sindicatos. Além disso, muitos trabalhadores deixam de se enquadrar na categoria de movimentador e se enquadram no sindicato de atividade fim da empresa; automaticamente a receita das entidades sindicais também diminui. Por este motivo, se faz necessário debater a segurança jurídica do financiamento das entidades sindicais”, explicou Souza.

De acordo com o vice-presidente da CSB e diretor da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Goiás, Bahia e Tocantins, Sandro Jadir, esse evento será muito importante para os pontos divergentes da Lei 12.023. “Já se passaram sete anos desde a promulgação da norma. Com esse tempo, pudemos  avaliar o que tem dado certo e o que não tem funcionado. Muitas coisas ainda precisam ser aprimoradas, por isso é muito importante ter presente todos os representantes dos movimentadores de mercadorias no encontro”, disse.

Oneide de Paula, vice-presidente da CSB e presidente da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Santa Catarina (FETRAMMMASC), afirma que o encontro  tem muita relevância para os movimentadores. “Os sindicatos dos movimentadores de mercadorias são uma ferramenta que garante ao trabalhador o respeito às leis trabalhistas, e, para defender os trabalhadores, o dirigente sindical precisa estar atualizado e entender o que a lei diz”, avaliou.

Antonio Luiz Roma Machado, presidente da Federação dos Trabalhadores da Movimentação de Mercadorias, Auxiliares de Administração de Armazéns Gerais, Comércio Armazenador e Movimentação de Mercadorias em Geral do Estado do Rio Grande do Sul (FETRAMMERGS) e secretário da cultura da CSB, também salienta a importância da conscientização do dirigente sindical para evitar o fim da categoria. “Esse encontro em São Paulo é muito importante porque irá trabalhar a conscientização do trabalhador quanto à importância da Lei 12.023. Também iremos debater as divergências e os problemas que a Lei tem, porém sem ela teríamos muitos trabalhadores ainda na informalidade. Por isso temos que lutar para colocar ela na consciência do dirigente e o do trabalhador”.

Para José Lucas da Silva, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral (Feintramag) e secretário de finanças da CSB, os representantes dos movimentadores devem estar unidos para lutarem pelo reconhecimento dos trabalhadores avulsos e também pela criação de Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) em todo o Brasil. “Temos que aproveitar a oportunidade deste evento e discutir sobre a necessidade do reconhecimento e a garantia dos direitos dos trabalhadores avulsos. Muitas empresas os colocam como prestadores de serviços, e isso prejudica muito a categoria, porque o trabalhador perde todos os seus direitos”, completa o dirigente.

Segundo o 2º secretário-geral da CSB e presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral, Auxiliares de Administração no Comércio de Café em Geral e Auxiliares de Administração de Armazéns Gerais (Fentramacag), Raimundo Firmino dos Santos, “ter um evento organizado pela CSB e que irá debater formas de aprimorar a Lei 12.023 é um grande marco para a categoria”.

Serviço

As inscrições deverão ser feitas por meio do site http://abaconuvem.dyndns.org/MovimentacaoMercadoriaCSB2016/ . O evento será realizado no Mercure São Paulo Nortel HotelAv. Luiz Dumont Villares, 400, Santana/ SP.

Confira a programação do Encontro Nacional dos Movimentadores de Mercadorias da CSB

21 de Novembro

9h – ABERTURA DO CONGRESSO

10h30 –  PALESTRA: Antônio Neto – PREVALÊNCIA DO ACORDADO SOBRE O LEGISLADO

11h30 – PALESTRA: Des. 2ª Região – Ivani Bramante – LIMBO PREVIDENCIÁRIO

ALMOÇO

13h30 – PALESTRA: Dr. LUIS HENRIQUE – INSTRUMENTOS NORMATIVOS E ANÁLISE CRÍTICA  ART. 611 CLT

14h30 – PALESTRA: Des. 2ª Região – DIREITO SINDICAL FORA DO PORTO ORGANIZADO, PARALELO ENTRE OGMO E SINDICATOS DA MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS.

15h30 – Coffee Break

16h – PALESTRA: Dr. Henrique Damiano – (WASHINGTON)

17H – PALESTRA: MPT 3ª Região – PROJETO CARGA PESADA

22 de Novembro

9h – ABERTURA

10H30 – PALESTRA: TRT 15ª Região – Dr. Lorival Ferreira

11h30 – PALESTRA: TST – Mauricio Godinho

ALMOÇO

14h – PALESTRA: Des. 2ª Região – Davi Furtado Meirelles – CUSTEIO SINDICAL

15h – PALESTRA: Des. 3ª Região – Marco Tulio Viana – TERCEIRIZAÇÃO

16h – PALESTRA: APOSENTADORIA ESPECIAL

17h – PALESTRA: DIEESE JULIO

18h – ENCERRAMENTO

Compartilhe:

Leia mais
Sindpd-SP aciona empresa contra demissão em massa
Sindpd-SP aciona empresa por demissão em massa de mais de 500 trabalhadores
operação resgate trabalho escravo
Quase 600 pessoas são resgatadas em maior operação da história contra trabalho escravo
Febrafite pec 66-23
Febrafite critica projeto sobre dívida previdenciária dos municípios; assine petição
presidente da anamatra justiça do trabalho stf
Não há enfrentamento ao STF na Justiça do Trabalho, afirma presidente da Anamatra
greve serpro
Trabalhadores de São Paulo rejeitam proposta de acordo, e greve do Serpro é mantida
assédio eleitoral no trabalho mpt denúncia
Assédio eleitoral: Centrais e MPT fazem parceria para combater prática nas relações de trabalho
Projeto de lei motoristas em apps
Ministra do TST reconhece vínculo entre app e motorista por "gamificação" do trabalho
MPT HQ Sindicalismo e diversidade
Sindicalismo e Diversidade: Ministério Público do Trabalho lança HQ sobre inclusão
Dados da desigualdade no Brasil
Desigualdade: Brasil reduz pobreza, mas concentração de renda segue em alta
Lula fala sobre Getúlio Vargas em SP
Nos 70 anos da morte de Getúlio Vargas, Lula reconhece seu legado para trabalhadores