Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB-MA discute geração de emprego e renda no Maranhão em reunião do Conset

CSB-MA discute geração de emprego e renda no Maranhão em reunião do Conset

A seccional da CSB no Maranhão participou nesta segunda-feira (9) de uma reunião com o secretário do Trabalho e Economia Solidária do estado, Luiz Henrique Lula, e os membros do Conselho Estadual do Trabalho (Conset).

O vice-presidente da CSB-MA, José dos Santos Batista, é membro do conselho e representou a central no encontro em que se discutiu a conjuntura nacional das políticas de trabalho, estratégias estaduais para a promoção de trabalho e renda, e questões orçamentárias para o próximo ano.

Mais especificamente, os conselheiros trataram sobre o alinhamento dos planos de ações e serviços da rede Sine, a programação da Formação do Conselho e outras iniciativas que visam estimular a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho, como qualificação profissional.

“A CSB está tendo participação ativa no processo que visa promover mais e melhores empregos para os trabalhadores do Maranhão”, disse Batista.

Além de lideranças sindicais, participam da reunião o subsecretário do Trabalho, Genilson Alves, e a supervisora de Intermediação de Geração de Emprego e Renda, Carla Alcântara.

Sobre o Conset

O Conset-MA é um órgão permanente, deliberativo e de orientação da política estadual de trabalho, emprego e renda, constituído de forma tripartite e paritária, composto por representantes de trabalhadores, empregadores e poder público. O grupo foi criado com o objetivo de envolver a sociedade civil nos processos que podem contribuir para a promoção de emprego e renda.

O conselho é composto por 18 membros titulares e 18 suplentes que são representantes indicados pelo Governo do Estado (poder público), por meio da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres) – que coordena o grupo -, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Agricultura (Sagrima), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), pelas centrais sindicais (CSB, CUT, CTB, NCTS, Força Sindical e UGT) e entidades patronais.

Leia também: Bem-estar não pode vir às custas do trabalho precário, diz Marinho em encontro na CSB