CSB no 1º de Maio: atos em Itatiba (SP), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

CSB no 1º de Maio – A Central dos Sindicatos Brasileiros esteve presente em atos do 1º de Maio em todo o Brasil. Além do grande ato na capital com a presença de Lula, a CSB participou do evento realizado em Itatiba, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade e do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil (Sinab).

O presidente da CSB São Paulo, Tiago Pereira, comandou a atividade que lotou o auditório do Clube Rosita. Milhares de trabalhadores comemoraram a data que marca a luta por seus direitos na confraternização que contou com shows e sorteio de prêmios, como um carro zero, uma moto, TV, geladeira e eletrodomésticos.

Dentre as lideranças presentes, estavam Aires Ribeiro (vice-presidente da CSB e presidente da Confederação dos Servidores Públicos Municipais), José Avelino Pereira (presidente do Sinab), Álvaro Egea (secretário-geral da CSB), Marcia Regina Alves (presidente do Sindvestuário de Guarulhos) e Cosme Nogueira (presidente da Federação dos Servidores Municipais de Minas Gerais).

Rio de Janeiro

O ato unificado das centrais no Rio de Janeiro foi feito em parceria com a prefeitura da cidade e realizado no Parque Madureira.

Além dos shows do grupo de samba feminino Moça Prosa e do cantor Diogo Nogueira, o Festival do Trabalhador realizou o cadastro de trabalhadores para banco de empregos, vagas para pessoas com deficiência, jovem aprendiz e estágio, inscrição para cursos e orientação sobre elaboração de currículo.

Os trabalhadores também puderam contar com outros serviços como postos de vacinação, cadastro único para programas sociais, feira cultural e de artesanato, distribuição de mudas, homenagens a trabalhadores, serviços do INSS e do Ministério da Previdência Social.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Rio Grande do Sul

O 1º de Maio também foi marcado por celebrações no Rio Grande do Sul, tanto em Porto Alegre quanto em Caxias do Sul.

Na capital, o evento foi na Praça Júlio Mesquita, nas proximidades da Usina do Gasômetro. Apesar da celebração, os sindicalistas aproveitaram para destacar as reivindicações urgentes para os trabalhadores, como a redução da taxa de juros pelo Banco Central, valorização salarial e redução das jornadas de trabalho.

A manifestação também fez menção a pautas como a revogação das reformas trabalhista e da Previdência, incentivo a programas de habitação, melhorias na educação pública, incluindo a revogação do novo Ensino Médio, e ampliação de políticas sociais.

O ato contou também como apresentações de artistas como o grupo feminino de sertanejo Feminejas, o rapper Dekilograma, a banda Alquimia Voodoo, o grupo Areal do Futuro e a banda do Sindicato dos Músicos do Rio Grande do Sul.

O evento teve ainda uma performance teatral da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz com o coletivo Artistas na Rua pela Democracia.

Em Caxias do Sul, o evento foi nos pavilhões da Festa da Uva. Também houve o sorteio de brindes para os trabalhadores e shows das bandas Corpo e Alma, Sétimo Sentido, Pérola Negra, Destaque Nacional e Banda Versus.

As entidades sindicais organizadoras falaram sobre a luta pela geração de empregos, pelo trabalho decente, combate ao ódio e a todos os tipos de discriminação e violência, pelos direitos das mulheres, pela democracia e por políticas públicas que assegurem perspectivas de futuro para a juventude.

Leia também: Íntegra do discurso de Antonio Neto no 1º de maio das centrais sindicais em SP

Compartilhe:

Leia mais
semana do trabalho
Ministério do Trabalho promove semana de eventos e serviços em celebração ao Dia do Trabalhador
Design sem nome (68)
Redução da jornada e isenção de IR até R$ 5 mil são destaque no 1º de Maio das centrais em SP
csb menor (14)
Confira o discurso de abertura de Antonio Neto no Encontro da Executiva Nacional 2025
encontro lula centrais sindicais 29-04-25
Em encontro com Lula, CSB pede empenho para aprovar isenção até 5 mil e lembra sobre PLR
geração de empregos recorde em fevereiro
Desemprego no Brasil sobe no 1º trimestre, mas mantém menor índice para o período
TST fachada
TST: Auxílio-alimentação não tem natureza salarial quando empregado contribui para o custeio
Plenária Classe Trabalhadora 2025
Plenária da Classe Trabalhadora debate pautas que serão entregues aos Três Poderes
PEJOTIZAÇÃO
Pejotização custou ao menos R$ 89 bilhões e ameaça Previdência Social, diz estudo
1o de maio csb
Curta show gratuito de Felipe Araújo e muito mais no 1º de maio das centrais em SP!
centrais sobre fraude no inss
Nota das centrais sobre fraudes no INSS: apoio ao sindicalismo e a Frei Chico