Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB lança seminário para traçar estratégias de luta contra a Reforma Administrativa

CSB lança seminário para traçar estratégias de luta contra a Reforma Administrativa

O evento contará com juristas e líderes sindicais e visa construir a ação política da CSB na conjuntura da Reforma Administrativa

A Central dos Sindicatos Brasileiro (CSB) realizará um seminário na manhã desta quinta-feira (24), às 9:30. Encontro será realizado via videoconferência, por meio da plataforma Zoom e será transmitido pelo nosso canal do YouTube. O movimento visa organizar a estratégia e a ação política da central em meio a Reforma Administrativa promovida por Jair Bolsonaro e a equipe econômica de Paulo Guedes.

Dessa forma, para discutir tais temas, o evento contará com a presença de advogados e juristas que atuam no movimento sindical e nas entidades filiadas. Participarão, também, dirigentes das confederações, federações e sindicatos membros da CSB.

A movimentação se faz necessária para barrar o avanço da Reforma Administrativa em curso no Brasil. Basta uma análise superficial do projeto proposto pelo Governo Federal para compreendermos o quão elitista e injusto ele o é. Embora use a retórica de acabar com os privilégios do funcionalismo público, a reforma ataca basicamente as camadas mais baixas dos servidores, porém mantém as regalias de setores, esses, de fato, privilegiados. Além disso, uma série serviços públicos serão enfraquecidos, privilegiando o setor privado em detrimento da população brasileira.

Existe também a questão do ataque à soberania nacional, pois ao enfraquecer os serviços públicos essenciais ao nosso desenvolvimento, apenas reforça a nossa dependência do capital estrangeiro.

Diferentemente da retórica, na prática a Reforma Administrativa não “enxuga” o Estado, porém destrói o Estado brasileiro.