Central manifestou solidariedade à greve marcada para 26 de setembro, promovida pela CGTP
A CSB enviou na data de hoje, 19 de setembro, uma carta de apoio à greve geral promovida pela Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru (CGTP), marcada para o próximo dia 26 de setembro.
A paralisação tem o objetivo de reivindicar a reforma trabalhista, o aumento de salários, a proteção dos recursos naturais, a manutenção das empresas estatais, a mudança no rumo da política econômica e lutar contra a corrupção e insegurança no país.
O presidente da república desenvolve uma estrutura de emprego que se baseia no aumento do lucro das empresas e na precarização do trabalho. Sua política de apoio ao neoliberalismo e aos interesses dos capitalistas, em detrimento de medidas que melhorem a qualidade de vida do povo, sinaliza o pleno interesse em destruir as estruturas democráticas e nacionalistas, bem como a justa distribuição de renda.
Com o objetivo de reafirmar a necessidade de ampliação dos direitos e salários dos trabalhadores, e promover o desenvolvimento com justiça social, a CSB declarou seu apoio à mobilização peruana que exige do governo a solução imediata para as questões trabalhistas, econômicas, políticas e sociais.
O documento foi enviado aos presidentes do Peru, Ollanta Humala Tasso, do Congresso, Fredy Otárola Peñaranda, e do conselho de ministros, Juan Jimenez Mayor.
Leia a íntegra da carta enviada à CGTP: