CSB e FESERP-MG participam de ato unificado das mulheres contra a Reforma da Previdência

Mulheres trabalhadoras e o movimento sindical se uniram no Dia Internacional da Mulher para protestar contra os retrocessos nos direitos sociais e trabalhistas

Cerca de 1500 mulheres de movimentos sociais, sindicalistas e de coletivos feministas e de diversos setores da sociedade se uniram na tarde desta quarta-feira (8), data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, para realizar um ato unificado, na Praça da Estação de Juiz de Fora, contra os retrocessos nos direitos trabalhistas e a Reforma da Previdência. A manifestação teve o apoio da CSB e da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP-MG).

O ato público denominado “Mulheres Contra a Reforma da Previdência” foi promovido pelo Fórum Unificado dos Servidores Municipais de Minas Gerais, formado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) e o Sindicato dos Empregados nas Indústrias e serviços de Esgoto de Juiz de Fora (SINAGUA/JF) – ambos filiados à FESERP-MG.

Segundo Cosme Nogueira, presidente da FESERP-MG e secretário de Formação Sindical da CSB, as principais reivindicações das mulheres são o fim da violência contra a mulher, o racismo e  a Reforma da Previdência. “Essa reforma não reconhece o papel da mulher na sociedade, que além de trabalhar, muitas vezes, tem uma jornada dupla ou até tripla para cuidar dos filhos e da casa”, afirma.

“As mulheres no meio rural, professoras e servidoras públicas serão as principais atingidas se a Previdência for modificada. A sociedade como um todo será afetada pela Reforma da Previdência, porém as mulheres irão sofrer muito mais, pois, em muitos casos, a mulher não tem só a dupla jornada de trabalhar e o cuidado com a casa, mas tem a tripla quando precisa trabalhar em mais de um emprego para conseguir os proventos para a casa”, avaliou Nogueira.

Compartilhe:

Leia mais
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes
csb na reunião frente parlamentar táxi
Sinditáxi-CE e STAMRJ debatem pautas dos taxistas em reunião na Câmara dos Deputados
encontro csb encerramento
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: Tribuna livre e encerramento
CSB no Senado Flavio Werneck 9-5-25
No Senado, CSB lembra como todo direito trabalhista foi conquistado com resistência
brasil fecha acordos com a china
Brasil fecha acordos com gigantes chinesas em áreas como tecnologia e logística
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) entram em greve e paralisam 100% da frota de ônibus
Design sem nome (2) (1)
CSB alerta governo sobre transição tecnológica justa em reunião com Gleisi Hoffmann