CSB e FESERP-MG participam de ato unificado das mulheres contra a Reforma da Previdência

Mulheres trabalhadoras e o movimento sindical se uniram no Dia Internacional da Mulher para protestar contra os retrocessos nos direitos sociais e trabalhistas

Cerca de 1500 mulheres de movimentos sociais, sindicalistas e de coletivos feministas e de diversos setores da sociedade se uniram na tarde desta quarta-feira (8), data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, para realizar um ato unificado, na Praça da Estação de Juiz de Fora, contra os retrocessos nos direitos trabalhistas e a Reforma da Previdência. A manifestação teve o apoio da CSB e da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP-MG).

O ato público denominado “Mulheres Contra a Reforma da Previdência” foi promovido pelo Fórum Unificado dos Servidores Municipais de Minas Gerais, formado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) e o Sindicato dos Empregados nas Indústrias e serviços de Esgoto de Juiz de Fora (SINAGUA/JF) – ambos filiados à FESERP-MG.

Segundo Cosme Nogueira, presidente da FESERP-MG e secretário de Formação Sindical da CSB, as principais reivindicações das mulheres são o fim da violência contra a mulher, o racismo e  a Reforma da Previdência. “Essa reforma não reconhece o papel da mulher na sociedade, que além de trabalhar, muitas vezes, tem uma jornada dupla ou até tripla para cuidar dos filhos e da casa”, afirma.

“As mulheres no meio rural, professoras e servidoras públicas serão as principais atingidas se a Previdência for modificada. A sociedade como um todo será afetada pela Reforma da Previdência, porém as mulheres irão sofrer muito mais, pois, em muitos casos, a mulher não tem só a dupla jornada de trabalhar e o cuidado com a casa, mas tem a tripla quando precisa trabalhar em mais de um emprego para conseguir os proventos para a casa”, avaliou Nogueira.

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos