CSB e FESERP-MG marcam presença no Encontro Nacional de Sindicalistas do MNU

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e FESERP/MG marcaram presença na terceira edição do Encontro Nacional de Sindicalistas do Movimento Negro Unificado (MNU), que aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de junho, na sede do SINDSPREV, na Lapa, Rio de Janeiro.

A presidente da CSB, seccional Rio de Janeiro, Maria Bárbara da Costa, destacou o papel da Central no contexto atual do país.

“Estamos vivendo momentos de opressão, com reformas propostas pelo Governo Federal, que são inaceitáveis. A Reforma Trabalhista, “da degola”, e a da Previdência, a do “Pé na Cova”, estão devolvendo o país aos tempos da escravidão. Não podemos aceitar isso de maneira alguma, a população brasileira – e a negra, que representa 53% do contingente populacional do país -, precisa e vai reagir. Vai exigir a paralisação desse processo das reformas e a saída do presidente Michel Temer”, discursou ela, que também exerce as funções de Secretária de Saúde na Diretoria Executiva da CSB e de presidente do SEESSP/RJ (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio de Janeiro).

Pela FESERP-MG, participaram os diretores Jairo Cesar Rodrigues e Regis de Oliveira e o funcionário da Federação em Juiz de Fora, Peterson Gonçalves Ferreira. Também esteve presente no Encontro uma delegação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), com os sindicalistas Fernanda Oliveira Carvalho, Ivan Expedito Catarina, Paulo Azarias e Saionara Apolinário.

Em nota enviada aos organizadores do Encontro, a diretoria da FESERP-MG, além de desejar sucesso e boas discussões, lembrou que “desde a sua fundação, a FESERP-MG adota em seus princípios – norteados pela coragem, a determinação e a transparência – um profundo respeito pelas causas justas, como são as do MNU, que desde muito tempo (desde 1978 para ser mais preciso – há 39 anos, portanto), reage firmemente contra toda e qualquer violência racial”.

O III Encontro Nacional de Sindicalistas do MNU, que teve o tema “Os desafios do povo negro diante das ameaças das reformas da Previdência e trabalhista e do desmonte do Estado Brasileiro”, também contou a presença de representantes de outras centrais sindicais.

Fonte: FESERP-MG

Compartilhe:

Leia mais
portabilidade crédito consignado
Trabalhadores já podem migrar crédito consignado antigo para o Crédito do Trabalhador; saiba
fraude consignado MT
Sindicatos denunciam esquema de fraudes em cartão consignado de servidores públicos no MT
salário mínimo paulista aumento 2025
Salário mínimo de São Paulo terá aumento de 10% em 2025; novo valor é de R$ 1.804
centrais sindicais contra PEC 66-2023
Centrais sindicais listam 10 pontos da PEC 66/2023 que prejudicam os servidores públicos
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes
csb na reunião frente parlamentar táxi
Sinditáxi-CE e STAMRJ debatem pautas dos taxistas em reunião na Câmara dos Deputados
encontro csb encerramento
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: Tribuna livre e encerramento