CSB é convidada a participar de Congresso para debater o movimento sindical internacional

Evento acontecerá na Colômbia, onde sindicalistas de todo o mundo discutirão a criação de uma nova entidade representante dos trabalhadores das Américas e do Caribe

Com o objetivo de refletir sobre uma nova organização do movimento sindical internacional, membros da CSB e da Força Sindical (FS) se reuniram, na última sexta-feira (21), para debater a participação da Central dos Sindicatos Brasileiros no Congresso de Fundação da Alternativa Democrática Sindical (ADS), que acontecerá na Colômbia. O encontro ocorreu na sede da FS, em São Paulo.

De acordo com o vice-presidente da CSB José Avelino Pereira (Chinelo), é claro que os países demandam uma entidade moderna, capaz de unir a comunidade internacional e guiar as nações das Américas e do Caribe pelo urgente caminho do desenvolvimento trabalhista, político e econômico.

“Podemos avaliar que o mundo mudou. O nosso lugar é ao lado de uma entidade internacional onde possamos ser desenvolvimentistas, porque a CSB é uma Central nova e temos que estar em um projeto novo, com uma visão mais ampla de desenvolvimento, de crescimento econômico”, analisa Pereira.

Secretário de Relações Internacionais da CSB, Aelson Guaita também destaca a importância de se fazer parte de uma entidade sindical “que já nasce forte para defender a luta por melhores condições aos trabalhadores e trabalhadoras americanos, caribenhos e de outros países”. “A CSB precisa ser ouvida. A CSB nasceu por conta disso: contra tudo que representa o atraso no movimento sindical. É a nossa Central mostrando para o que veio no cenário internacional sindical”, ressalta o dirigente.

Ainda conforme declaração do secretário de Relações Internacionais da CSB, a participação da Central na fundação da ADS será amplamente discutida com a Diretoria Executiva e Direção Nacional. “No momento, fomos apenas convidados a engrossar as fileiras do movimento”, esclarece Guaita.

A ideia de se criar uma nova entidade que represente os interesses dos trabalhadores nas Américas e no Caribe surgiu, no final de setembro, em meio ao Encontro Internacional da Alternativa Democrática, realizado na Cidade do México.

Também estiveram presentes na reunião o 1º secretário da Igualdade Racial da CSB, Carlos Adriano; o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves (Juruna); o secretário de Relações Internacionais da FS, Nilton Souza Silva (Neco); o secretário de Relações Sindicais da FS, Geraldino dos Santos Silva, e o 1º secretário da Força, Sérgio Luiz Leite (Serginho).

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil