CSB é convidada a participar de Congresso para debater o movimento sindical internacional

Evento acontecerá na Colômbia, onde sindicalistas de todo o mundo discutirão a criação de uma nova entidade representante dos trabalhadores das Américas e do Caribe

Com o objetivo de refletir sobre uma nova organização do movimento sindical internacional, membros da CSB e da Força Sindical (FS) se reuniram, na última sexta-feira (21), para debater a participação da Central dos Sindicatos Brasileiros no Congresso de Fundação da Alternativa Democrática Sindical (ADS), que acontecerá na Colômbia. O encontro ocorreu na sede da FS, em São Paulo.

De acordo com o vice-presidente da CSB José Avelino Pereira (Chinelo), é claro que os países demandam uma entidade moderna, capaz de unir a comunidade internacional e guiar as nações das Américas e do Caribe pelo urgente caminho do desenvolvimento trabalhista, político e econômico.

“Podemos avaliar que o mundo mudou. O nosso lugar é ao lado de uma entidade internacional onde possamos ser desenvolvimentistas, porque a CSB é uma Central nova e temos que estar em um projeto novo, com uma visão mais ampla de desenvolvimento, de crescimento econômico”, analisa Pereira.

Secretário de Relações Internacionais da CSB, Aelson Guaita também destaca a importância de se fazer parte de uma entidade sindical “que já nasce forte para defender a luta por melhores condições aos trabalhadores e trabalhadoras americanos, caribenhos e de outros países”. “A CSB precisa ser ouvida. A CSB nasceu por conta disso: contra tudo que representa o atraso no movimento sindical. É a nossa Central mostrando para o que veio no cenário internacional sindical”, ressalta o dirigente.

Ainda conforme declaração do secretário de Relações Internacionais da CSB, a participação da Central na fundação da ADS será amplamente discutida com a Diretoria Executiva e Direção Nacional. “No momento, fomos apenas convidados a engrossar as fileiras do movimento”, esclarece Guaita.

A ideia de se criar uma nova entidade que represente os interesses dos trabalhadores nas Américas e no Caribe surgiu, no final de setembro, em meio ao Encontro Internacional da Alternativa Democrática, realizado na Cidade do México.

Também estiveram presentes na reunião o 1º secretário da Igualdade Racial da CSB, Carlos Adriano; o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves (Juruna); o secretário de Relações Internacionais da FS, Nilton Souza Silva (Neco); o secretário de Relações Sindicais da FS, Geraldino dos Santos Silva, e o 1º secretário da Força, Sérgio Luiz Leite (Serginho).

Compartilhe:

Leia mais
Assédio eleitoral trabalhador indenização
Assédio eleitoral: trabalhador demitido por negar apoio a Bolsonaro será indenizado
Lula precisa dar mais segurança aos trabalhadores
Governo Lula precisa honrar seus compromissos e dar mais segurança aos trabalhadores
Golpe internet indenização trabalhista
Justiça alerta para novo golpe sobre pagamento de indenizações trabalhistas
ataque israel líbano beirute 2024
Nota: centrais pedem diálogo pela paz em meio à escalada de conflitos pelo mundo
greve trabalhadores portos estados unidos
Presidente Biden apoia greve de portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos