CSB cresce no Rio Grande do Sul com filiação do Sindigel e ruma para ser a maior central do estado

Adriano Porto, presidente do sindicato que representa os trabalhadores em refrigeração, aquecimento e tratamento de ar, assume também a Secretaria-Geral da Seccional

 O Sindicato dos Trabalhadores em Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Rio Grande do Sul (Sindigel/RS) se filiou à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), na  terça-feira (10). Compareceram no ato o vice-presidente nacional da CSB, Sérgio Arnoud, a presidente da Seccional RS, Eliane Gerber, o presidente do Sindigel/RS, Adriano Porto, além de representantes de outros sindicatos e entidades.

Adriano Porto afirma que a CSB tem o diferencial de dar protagonismo e importante assessoria para os sindicatos, que são os representantes diretos dos trabalhadores. Quem entra na CSB entra para uma família. Há uma real troca de conhecimento e um aporte para tornar os sindicatos conhecedores dos direitos e das leis, e dessa forma, trabalhar junto à categoria.Com os retrocessos que temos acompanhado, como o caso da reforma trabalhista, a união e a informação são fundamentais”, reforça Porto.

Eliane Gerber não só endossa as palavras de Porto como também salienta que chamou o presidente do Sindigel exatamente para aprimorar esse trabalho junto aos sindicatos. “O Porto tem uma história sindical solidificada e reconhecida no meio. Agora, como nosso secretário-geral, ele fará um trabalho além do da documentação, ele vai a campo, à base para chamar mais sindicatos e federações. Queremos ser a maior central sindical do estado até julho.

O Sindicato de Vestuários de Cachoeirinha, com cerca de 300 sócios, também se filiou à CSB nesta terça. “O sindicato pequeno ou grande nos interessa. É como eu disse na minha fala, durante a cerimônia de filiação ontem: ‘Somos uma família e queremos mais do que quantidade, a assistência aos sindicatos e federações é a nossa bandeira’”, reiterou a presidente da CSB RS.

CSB Rio Grande do Sul em números
Em outubro de 2017, quando ocorreu o Congresso da Seccional do Rio Grande do Sul, a regional contava com 43 filiados. Hoje, o número passa de 60, e, se contar as entidades em processo de filiação, a CSB RS já chega perto dos 100.

O vice-presidente nacional da CSB, Sérgio Arnoud, reforça que a adesão do Sindigel mostra que a Seccional está no caminho certo. “O Sindigel tem uma base de cerca de 48 mil pessoas, isso talvez represente o maior sindicato da regional, e ele [Adriano Porto] também possui força em outros setores, como o ferroviário e o de vestuário. Os números que temos conquistado são fruto de um trabalho de autonomia que tem aumentado a confiança na CSB”, reforça o dirigente.

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil