CSB completa 5 anos de fundação

Reorganizada em fevereiro de 2012, Entidade é a quinta maior central do Brasil e continua ampliando suas bases em todo o Brasil para o fortalecimento dos sindicatos na defesa dos trabalhadores

Há exatos 5 anos, em 7 de fevereiro, a nascia a CSB, então Central Sindical de Profissionais (CSP), ratificada no I Congresso da Entidade, realizado em Guarulhos/SP. Com o lema “Sindicatos Fortes, Brasil Mais Justo”, a Central foi fundada como uma nova alternativa para a organização dos trabalhadores brasileiros.

Desde então, a Central dos Sindicatos Brasileiros – nomenclatura aprovada em setembro de 2012 – cresceu mais de 600%. A CSB agrega 700 sindicatos filiados e validados junto ao Ministério do Trabalho, e ainda conta com mais 35 entidades em processo de validação, além de 30 federações e 1 confederação. Estes números fazem da CSB a quinta maior central sindical do País, presente em todos os estados e representando mais de 5 milhões de trabalhadores.

O presidente Antonio Neto destaca que os princípios da Central permanecem sólidos nestes 5 anos e afirma que a Entidade continuará levando suas bandeiras para todo o Brasil. “Nosso lema nunca esteve mais forte em nossas mentes e nossos corações. Especialmente neste ano de 2017, viajaremos ainda mais pelo Brasil, fortalecendo as bases, os sindicatos e levando os ideais trabalhistas da CSB pelos quatro cantos do País”, disse Neto, fazendo referência também aos congressos estaduais e encontros setoriais que a Central realizará ao longo do ano.

A CSB sempre esteve presente nas principais lutas dos trabalhadores brasileiros desde a sua fundação. Conquistas importantes como a hereditariedade da licença dos taxistas, o porte de arma para os agentes penitenciários, além da grande articulação política e mobilizações contra retrocessos e pela ampliação dos direitos trabalhistas sempre pautaram o trabalho da Central.

Em seu II Congresso, realizado em Brasília, em fevereiro de 2016, a Entidade divulgou as Teses que nortearão sua luta nos próximos anos. Nesta empreitada, a Central permanecerá alerta, capacitando seus dirigentes, mobilizando suas bases em todos os rincões do Brasil, e continuará firme na sua atuação junto ao governo e ao Congresso Nacional para garantir a dignidade dos trabalhadores e contribuindo para o crescimento do País com justiça social.

“Vamos trabalhar para multiplicar estes cinco anos, na forma de luta e diálogo, sempre ao lado dos companheiros que fazem da CSB uma central comprometida com o Brasil. Temos orgulho de fazer parte desta Entidade, que é pautada pelos princípios de Getúlio Vargas, presidente que tanto batalhou pela soberania do nosso País”, finalizou Antonio Neto.

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil