CSB completa 5 anos de fundação

Reorganizada em fevereiro de 2012, Entidade é a quinta maior central do Brasil e continua ampliando suas bases em todo o Brasil para o fortalecimento dos sindicatos na defesa dos trabalhadores

Há exatos 5 anos, em 7 de fevereiro, a nascia a CSB, então Central Sindical de Profissionais (CSP), ratificada no I Congresso da Entidade, realizado em Guarulhos/SP. Com o lema “Sindicatos Fortes, Brasil Mais Justo”, a Central foi fundada como uma nova alternativa para a organização dos trabalhadores brasileiros.

Desde então, a Central dos Sindicatos Brasileiros – nomenclatura aprovada em setembro de 2012 – cresceu mais de 600%. A CSB agrega 700 sindicatos filiados e validados junto ao Ministério do Trabalho, e ainda conta com mais 35 entidades em processo de validação, além de 30 federações e 1 confederação. Estes números fazem da CSB a quinta maior central sindical do País, presente em todos os estados e representando mais de 5 milhões de trabalhadores.

O presidente Antonio Neto destaca que os princípios da Central permanecem sólidos nestes 5 anos e afirma que a Entidade continuará levando suas bandeiras para todo o Brasil. “Nosso lema nunca esteve mais forte em nossas mentes e nossos corações. Especialmente neste ano de 2017, viajaremos ainda mais pelo Brasil, fortalecendo as bases, os sindicatos e levando os ideais trabalhistas da CSB pelos quatro cantos do País”, disse Neto, fazendo referência também aos congressos estaduais e encontros setoriais que a Central realizará ao longo do ano.

A CSB sempre esteve presente nas principais lutas dos trabalhadores brasileiros desde a sua fundação. Conquistas importantes como a hereditariedade da licença dos taxistas, o porte de arma para os agentes penitenciários, além da grande articulação política e mobilizações contra retrocessos e pela ampliação dos direitos trabalhistas sempre pautaram o trabalho da Central.

Em seu II Congresso, realizado em Brasília, em fevereiro de 2016, a Entidade divulgou as Teses que nortearão sua luta nos próximos anos. Nesta empreitada, a Central permanecerá alerta, capacitando seus dirigentes, mobilizando suas bases em todos os rincões do Brasil, e continuará firme na sua atuação junto ao governo e ao Congresso Nacional para garantir a dignidade dos trabalhadores e contribuindo para o crescimento do País com justiça social.

“Vamos trabalhar para multiplicar estes cinco anos, na forma de luta e diálogo, sempre ao lado dos companheiros que fazem da CSB uma central comprometida com o Brasil. Temos orgulho de fazer parte desta Entidade, que é pautada pelos princípios de Getúlio Vargas, presidente que tanto batalhou pela soberania do nosso País”, finalizou Antonio Neto.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social