CSB participa da assembleia de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Orleans (SC)

Durante ato, categoria também aprovou a filiação da entidade à Central

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Orleans (Sintramor), cidade a 180km da capital Florianópolis (SC), realizou na noite desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal, sua assembleia de fundação. A entidade, que vai representar os cerca de 600 servidores, também aprovou a filiação à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Apesar de nascer em um momento conturbado para o movimento sindical, a presidente da entidade, Janes Aparecida de Oliveira, está confiante com a mobilização dos trabalhadores.

“Nascemos na disposição, nós temos um grupo muito bom para trabalhar e estamos passando uma situação muito difícil na cidade, financeiramente falando. Os servidores estão animados para lutar e nós vamos conseguir trabalhar, vamos fazer valer o que é de direito nosso e as coisas vão melhorar com certeza”, disse.

Com a diretoria formada, a entidade também já nasceu com prioridades na defesa dos seus trabalhadores.

“O primeiro objetivo nosso é a valorização do funcionário, sempre, porque nós somos muito desvalorizados. Precisamos arrumar nossos salários pois eles estão defasados. É impossível viver na situação que se vive hoje, com o preço de tudo subindo muito e nós com um salário muito baixo. Essas são algumas das prioridades que nós vamos correr atrás”, completou a dirigente, destacando que os servidores do município têm o menor salário da região.

Ainda para a presidente da entidade, a filiação à CSB também ajudará neste momento de incertezas e nas lutas diárias.

“A importância [da filiação] é muito grande junto com o nosso grupo unido, que trabalha todo dia e sabe o que está acontecendo. Isso faz uma diferença muito grande na luta para conseguir coisas melhores e não permitir que a administração faça tudo do jeito dela sem conversar com os servidores, que é uma peça fundamental no crescimento e do bom andamento da comunidade”, completou Janes.

A CSB tem sido fundamental em todo processo de fundação do sindicato, seja no apoio logístico ou nas questões organizacionais.

“Nos colocamos à disposição para conseguir um estatuto que fosse mais adequado ao serviço público e providenciamos o cadastro no Diário Oficial da União e a publicação no mesmo. A CSB, que já tem a filiação garantida deste sindicato, se colocou à disposição para auxiliá-los em relação ao registro de atas, encaminhamento de CNPJ e abertura de conta, além de formação para esta diretoria que praticamente não conhece nada do movimento sindical. A CSB vai dar o apoio de formação da diretoria e sustentação de discussão com o gestor do município”, disse Tomaz Vieira, secretário de Finanças da Seccional Santa Catarina da CSB.

Compartilhe:

Leia mais
csb brasil dando a volta por cima
CSB acompanha balanço do governo federal sobre primeiros dois anos de mandato
reunião conselho intersindical mte presidente prudente
Dirigentes sindicais têm reunião estratégica com gerência regional do MTE em Presidente Prudente
revisão toda inss stf
Revisão da vida toda do INSS retorna ao plenário do STF; saiba o que pode mudar
manifesto reabertura caso jk
CSB apoia pedido de reabertura da investigação da morte de Juscelino Kubitschek; leia manifesto
sede inss brasília
Governo antecipa 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS para abril e maio
tarifas trump brasil lei reciprocidade
Nota das centrais: Repúdio ao tarifaço de Trump e apoio à Lei da Reciprocidade
sindidel csb
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Delta (Sindidel) anuncia filiação à CSB
1o de maio centrais 2025
Centrais sindicais preparam jornada de 1º de maio: "Por um Brasil mais justo"
1-de-maio-das-centrais-sindicais-com-lula-em-sp
Centrais sindicais entregarão carta de reivindicações a Lula e presidentes dos Poderes
carf plr
Fazenda amplia esforços para desbloquear processos que ultrapassam 35 bi no Carf