Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB amplia representação sindical no Estado do Mato Grosso

CSB amplia representação sindical no Estado do Mato Grosso

Reunião Plenária no MT debateu questões importantes para a criação de uma regional da Central no Estado

No dia 6 de dezembro, foi realizada em Mato Grosso (MT) a reunião plenária entre a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e dirigentes sindicais de entidades do Estado, com a participação do presidente da Central, Antonio Neto, do diretor Cosme Nogueira e dos sindicatos e representantes listados a seguir:

Sindicatos

Dirigentes

Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (SINPAIG) Edmundo César Cícero Leite (presidente); Antônio Wagner Oliveira (diretor jurídico)
Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado do Mato Grosso (SINTAP/MT) Diany Dias de Souza (presidente)
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Mato Grosso (SINTERT/MT) Manoel Vicente dos Santos (vice-presidente)
Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (SINTRADEPE/MT) Luciênio Benedito dos Reis (presidente)
Sindicato dos Terapeutas do Estado de Mato Grosso (SINTER/MT) Vanderlei Ferreira Pedroso (presidente)
Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Campos de Júlio Fernando de Oliveira Silva (diretor-presidente)
Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do Estado de Mato Grosso (SINDPECO/MT) Alisson Fagner dos Santos Trindade (vice-presidente)
Associação dos Sargentos, Subtenentes e Oficiais Administrativo e Especialista da Polícia Militar e Bombeiros Militar Ativos e Inativos de Mato Grosso (ASSOADE) Jamil Amorim de Queiroz (vice-presidente); Whagton Nunes de Souza (2º secretário)
Sindicato dos Administradores de Mato Grosso (Sinad-MT); Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT) Alvaro Scolfaro (presidente)
Sindicato dos Agentes de trânsito de Cuiabá (SINATTRAC) Alexandre Castro de Arruda (presidente); Anisio Alves Radi; André Ricardo Padilha; Gustavo da Silva Albino (dirigentes)
Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública do Meio Ambiente (SINTEMA/MT). Gilcélio Alves de Lima (diretor)

Um dos temas principais da reunião foi a criação de uma sede regional da CSB em Mato Grosso. A Central tem hoje mais de 25 sindicatos filiados no Estado – durante a plenária, 12 sindicatos se filiaram – e pretende ampliar sua representação por meio da ampla atuação nas reivindicações das categorias.

Os representantes dos sindicatos que participaram da plenária puderam expor as principais necessidades de suas categorias, bem como os principais problemas enfrentados, com o objetivo de firmar um compromisso com a futura direção nacional da CSB no Mato Grosso.

Com a fundação da sede regional da CSB no Estado, e o trabalho junto à direção, as entidades pretendem abrir um debate coletivo, no qual todos os representantes tenham voz e poder de argumentação.

Para isso, a CSB pretende organizar e constituir uma forte direção no MT para representar de maneira consistente os trabalhadores. “Um dos primeiros objetivos é ministrar cursos de qualificação e capacitação, além de formação sindical para os dirigentes, para a orientação e formação de novos líderes sindicais. Queremos ampliar as lideranças de cada sindicato, porque a ideia não é manter determinados nichos de diretores e de poder dentro de cada sindicato. A maioria dos sindicatos do Estado está buscando ter mais pessoas críticas dentro de suas entidades e categorias para que se possa fazer um trabalho mais técnico, mais profissional e com a participação do maior número de pessoas possível”, explica Antonio Neto.

O crescimento da CSB

A Central vem crescendo vertiginosamente, e hoje possui em sua base mais de 400 sindicatos filiados. Este árduo trabalho tende a crescer e se solidificar ainda mais, principalmente no que se refere às lutas e anseios que a CSB jamais deixou passar ao largo, como a regulamentação da Convenção 151, que prevê, entre outros pontos, a organização sindical, a inclusão dos profissionais na negociação coletiva de trabalho, bem como o direito de greve, o custeio das entidades e a arrecadação. Além disso, a CSB defende e luta pela organização sindical democrática e pela unicidade e estrutura geral dos sindicatos.

Para Antônio Wagner Oliveira, diretor do SINPAIG/MT, a ampliação da representação da CSB no Mato Grosso será o motor propulsor para alavancar o desenvolvimento sindical no Estado e, consequentemente, a melhoria nas condições de vida e trabalho das categorias. “Espero que CSB invista em parcerias públicas e privadas, que aja junto ao governo do Estado e à prefeitura para criar uma interlocução entre entidades, visando aumentar da representação política da Central no Estado”, destaca o dirigente.

Durante a plenária, Antonio Neto propôs a indicação de Diany Dias de Souza, presidente da SINTAP/MT para o cargo de vice-presidente nacional da CSB. A dirigente foi lembrada pelo seu reconhecimento político, além do trabalho realizado na representação dos trabalhadores, e pelo caráter plural e democrático de sua atuação.

Um futuro de batalhas e conquistas

O alicerce para a efetiva criação da regional da CSB no Estado está firmado, e em pouco tempo o Mato Grosso poderá contar com o trabalho da Central na luta pelo crescimento da representatividade e pelos direitos das categorias.

O presidente da CSB ressalta que os representantes das entidades sindicais não querem apenas mais uma central, e sim um verdadeiro espelho na batalha pelo crescimento da qualidade de vida e de trabalho dos profissionais. “A CSB é a central que mais vai crescer no Estado e será a maior do MT. Mostraremos como se faz sindicalismo num grau superior de verdade, de apoio efetivo às entidades mais necessitadas. Vamos mostrar que há possibilidade de uma interlocução, de um debate franco e aberto entre os sindicatos e a defesa plena e voraz dos direitos dos trabalhadores do Mato Grosso”, finaliza Antonio Neto.