Central dos Sindicatos Brasileiros

Contra o desmanche do funcionalismo público, CSB participa de videoconferência

Contra o desmanche do funcionalismo público, CSB participa de videoconferência

O encontro contou com a presença de parlamentares e visava pensar estratégias em defesa do serviço público

Na tarde da última segunda-feira (21), medidas de proteção do Estado e do funcionalismo público brasileiro se tornaram pauta de reunião via videoconferência. O encontro reuniu lideranças do movimento sindical e parlamentares.

Dentre os temas discutidos na reunião, o mais importante foi a proposta do Governo Federal. Ela condiciona ajuda a estados e municípios, em troca do congelamento de salários aos servidores. “Foi debatido o projeto que está congelando os salários dos servidores. Nele, o presidente condicionou na ajuda aos estados e municípios, um artigo onde os proíbe de dar qualquer tipo de reajuste ou vantagem aos servidores”, contou Jorge Nascimento, secretário dos servidores públicos da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Também representando a CSB, estava o vice-presidente Antônio Wagner, que fez a defesa da unidade entre o movimento sindical para proteger o funcionalismo público. “Expus que precisamos construir uma unidade nacional em propósitos, que precisamos deixar de lado questões ideológicas e hegemônicas. Algumas entidades trazem isso na sua essência. Dessa forma poderemos nos coordenar de forma nacional, unidos contra o desmantelo do serviço público”.

Além disso, Wagner citou pautas em comum, que podem facilitar a união dos movimentos em prol do funcionalismo público. “Dentre essas pautas, eu citei a renúncia fiscal no estados, que é altíssima: são bilhões renunciados em favor de grandes empresários. Também reforcei que era necessário fazer um enfrentamento em relação dívida ativa, que era uma pauta da própria auditoria cidadã. Devemos construir uma narrativa que mostre que o dinheiro público é derramado não pelas folhas de pagamento, mas por esses pontos”, disse Wagner.

Já no fim da reunião, ficou pré agendado um novo encontro. O objetivo é pressionar o Governo Federal a rever o artigo que congela os salários do funcionalismo público.