Conselho Nacional do Trabalho aprova oficialmente regimento interno

Secretário-geral da CSB, Alvaro Egea, afirma que o comitê terá protagonismo importante nas relações capital e trabalho e no enfrentamento das questões trazidas pela reforma trabalhista

Os membros do Conselho Nacional do Trabalho (CNT) aprovaram oficialmente o regimento interno durante reunião realizada nesta terça-feira (3), no Ministério do Trabalho. A CSB foi representada pelo secretário-geral, Alvaro Egea. O encontro foi presidido pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

O texto-base já havia sido aprovado em reuniões anteriores, mas os conselheiros realizaram as últimas alterações. “Nós fizemos uma votação dos ajustes de redação, de português, de adequação. Finalmente, votamos [o documento] formalmente e, a partir de agora, o CNT tem um regimento. O Conselho tem condições de funcionar plenamente”, Alvaro Egea.

O comitê irá receber dois grupos de trabalho. “Mesmo sem a aprovação do regimento, o Ministério do Trabalho, preocupado com a questão da pirataria, com a questão do desemprego, [implementou] no âmbito do Ministério duas câmaras tripartites, a de eletroeletrônicos e tecnologia da informação e dos portos”, informou Egea.

“Essas duas câmaras vão ser adaptadas, vão ser absorvidas pelo Conselho, e em breve a Secretaria de Relações do Trabalho vai marcar essas reuniões porque são setores da economia que precisam de urgente tomada de decisão na questão das relações do trabalho”, explicou.

No entendimento do secretário-geral, a pirataria em eletroeletrônicos e tecnologia da informação afeta o emprego de milhares de brasileiros, a sobrevivência de empresas e a arrecadação de tributos. O dirigente afirmou que é preciso coibir a prática.

“A partir de agora acredito que o Conselho vai ter um protagonismo importante nas relações capital e trabalho e também no enfrentamento das questões trazidas pela reforma trabalhista”, finalizou Egea.

De acordo com o Decreto 9.028, publicado no Diário Oficial da União em 7 de abril, o Conselho tem o objetivo de “propor diretrizes para a elaboração dos planos, dos programas e das normas sobre políticas públicas destinadas ao mundo do trabalho, de competência do Ministério do Trabalho, com base em informações conjunturais das situações política, econômica e social do País.”

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem