Conselho Nacional do Trabalho aprova oficialmente regimento interno

Secretário-geral da CSB, Alvaro Egea, afirma que o comitê terá protagonismo importante nas relações capital e trabalho e no enfrentamento das questões trazidas pela reforma trabalhista

Os membros do Conselho Nacional do Trabalho (CNT) aprovaram oficialmente o regimento interno durante reunião realizada nesta terça-feira (3), no Ministério do Trabalho. A CSB foi representada pelo secretário-geral, Alvaro Egea. O encontro foi presidido pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

O texto-base já havia sido aprovado em reuniões anteriores, mas os conselheiros realizaram as últimas alterações. “Nós fizemos uma votação dos ajustes de redação, de português, de adequação. Finalmente, votamos [o documento] formalmente e, a partir de agora, o CNT tem um regimento. O Conselho tem condições de funcionar plenamente”, Alvaro Egea.

O comitê irá receber dois grupos de trabalho. “Mesmo sem a aprovação do regimento, o Ministério do Trabalho, preocupado com a questão da pirataria, com a questão do desemprego, [implementou] no âmbito do Ministério duas câmaras tripartites, a de eletroeletrônicos e tecnologia da informação e dos portos”, informou Egea.

“Essas duas câmaras vão ser adaptadas, vão ser absorvidas pelo Conselho, e em breve a Secretaria de Relações do Trabalho vai marcar essas reuniões porque são setores da economia que precisam de urgente tomada de decisão na questão das relações do trabalho”, explicou.

No entendimento do secretário-geral, a pirataria em eletroeletrônicos e tecnologia da informação afeta o emprego de milhares de brasileiros, a sobrevivência de empresas e a arrecadação de tributos. O dirigente afirmou que é preciso coibir a prática.

“A partir de agora acredito que o Conselho vai ter um protagonismo importante nas relações capital e trabalho e também no enfrentamento das questões trazidas pela reforma trabalhista”, finalizou Egea.

De acordo com o Decreto 9.028, publicado no Diário Oficial da União em 7 de abril, o Conselho tem o objetivo de “propor diretrizes para a elaboração dos planos, dos programas e das normas sobre políticas públicas destinadas ao mundo do trabalho, de competência do Ministério do Trabalho, com base em informações conjunturais das situações política, econômica e social do País.”

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil