Evento realizado pelo Consea reuniu 300 representantes do País e do exterior
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realizou entre os dias 6 e 8 de março a “Conferência 5ª + 2”, no hotel Nacional em Brasília. Lino de Macedo, membro da Diretoria Executiva da Central dos Sindicatos Brasileiro (CSB), participou do evento que reuniu 300 representantes da sociedade civil e de entidades. O encontro realizou um balanço do contexto do Brasil, tratou do 2º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (2º Plansan) e debateu as agendas de futuro no campo da segurança alimentar e nutricional.
O evento resultou em um documento, que será enviado ao Governo e trata de ações sobre temas discutidos e pareceres. O órgão é um canal de assessoramento imediato à Presidência da República, que integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Suas pautas são abrangentes e atingem desde a questão agrícola e da água até a demarcação de terras indígenas, por exemplo.
“O Consea tem brigado pela questão social e por isso ele é tão importante. Essa Conferência aconteceu porque precisávamos tratar do momento conturbado e os retrocessos das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional que vêm ocorrendo. Não dava para esperar mais três anos, então, fizemos com esse nome de Conferência 5ª + 2”, disse Lino de Macedo.
A Conferência buscou oferecer a oportunidade de todos se expressarem e, assim, garantir propostas concretas para o País, que foram compiladas no documento final.