CNI-Ibope: 55% dos brasileiros não confiam em Bolsonaro

Desaprovação em relação ao meio ambiente cresce 10 pontos percentuais, e segurança pública é a única que ainda segura o governo

Jair Bolsonaro mantém sua popularidade no geral, mas é reprovado por 50% população na maneira de governar, e tem a desconfiança de 55% dos brasileiros. É o que diz a pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta quarta-feira 25, que aborda, também, os índices de aprovação em relação à temáticas de segurança pública, saúde, meio ambiente e questões econômicas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro, e abordou 2 mil pessoas em 126 municípios. Cerca de 34% avaliaram o governo como ruim ou péssimo, um crescimento de 2 pontos percentuais em relação à última pesquisa, que foi divulgada em junho. Bolsonaro também manteve-se estável em relação a sua aprovação: 31% o julgam ótimo ou bom, apenas um ponto percentual abaixo da última pesquisa.

A aprovação do governo na atuação das políticas públicas ainda tem amparo da maioria somente na área da segurança pública, a melhor avaliada por 51% dos entrevistados. As políticas relativas a impostos, taxa de juros, combate ao desemprego e saúde foram as com maiores índices de reprovação registrados, variando entre 58% e 62% nesses tópicos.

A insatisfação com as políticas sobre meio ambiente, por outro lado, foi a que obteve maior aumento significativo: a desaprovação subiu 10 pontos percentuais (45% para 55%) entre junho e setembro. O noticiário sobre as queimadas na Amazônia e demais temáticas do assunto também foi o mais lembrado pelos entrevistados, apontou a pesquisa.

Em relação ao perfil de apoiadores ou críticos, a pesquisa mostrou que a popularidade de Bolsonaro caiu nas regiões Sul e Sudeste, mas continua crescendo no Norte e Centro-Oeste. No Nordeste, 47% avaliam o governo como ruim ou péssimo e 20% como ótimo ou bom.

A popularidade do presidente caiu mais entre jovens com idade entre 16 e 24 anos, cuja avaliação de ótimo/bom caiu de 32% para 24%. As mulheres são mais descrentes em relação a melhora do governo: a perspectiva delas da situação avançar para ótimo ou bom caiu 4 pontos percentuais e parou em 34%. Entre os homens, 44% ainda mantém essa confiança.
Fonte: Carta Capital

Compartilhe:

Leia mais
Protesto servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg convoca para protesto contra projeto sobre o Instituto
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais apoiam Nota Técnica da Conalis sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista