CNI-Ibope: 55% dos brasileiros não confiam em Bolsonaro

Desaprovação em relação ao meio ambiente cresce 10 pontos percentuais, e segurança pública é a única que ainda segura o governo

Jair Bolsonaro mantém sua popularidade no geral, mas é reprovado por 50% população na maneira de governar, e tem a desconfiança de 55% dos brasileiros. É o que diz a pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta quarta-feira 25, que aborda, também, os índices de aprovação em relação à temáticas de segurança pública, saúde, meio ambiente e questões econômicas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro, e abordou 2 mil pessoas em 126 municípios. Cerca de 34% avaliaram o governo como ruim ou péssimo, um crescimento de 2 pontos percentuais em relação à última pesquisa, que foi divulgada em junho. Bolsonaro também manteve-se estável em relação a sua aprovação: 31% o julgam ótimo ou bom, apenas um ponto percentual abaixo da última pesquisa.

A aprovação do governo na atuação das políticas públicas ainda tem amparo da maioria somente na área da segurança pública, a melhor avaliada por 51% dos entrevistados. As políticas relativas a impostos, taxa de juros, combate ao desemprego e saúde foram as com maiores índices de reprovação registrados, variando entre 58% e 62% nesses tópicos.

A insatisfação com as políticas sobre meio ambiente, por outro lado, foi a que obteve maior aumento significativo: a desaprovação subiu 10 pontos percentuais (45% para 55%) entre junho e setembro. O noticiário sobre as queimadas na Amazônia e demais temáticas do assunto também foi o mais lembrado pelos entrevistados, apontou a pesquisa.

Em relação ao perfil de apoiadores ou críticos, a pesquisa mostrou que a popularidade de Bolsonaro caiu nas regiões Sul e Sudeste, mas continua crescendo no Norte e Centro-Oeste. No Nordeste, 47% avaliam o governo como ruim ou péssimo e 20% como ótimo ou bom.

A popularidade do presidente caiu mais entre jovens com idade entre 16 e 24 anos, cuja avaliação de ótimo/bom caiu de 32% para 24%. As mulheres são mais descrentes em relação a melhora do governo: a perspectiva delas da situação avançar para ótimo ou bom caiu 4 pontos percentuais e parou em 34%. Entre os homens, 44% ainda mantém essa confiança.
Fonte: Carta Capital

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver