Centrais sindicais aderem a pacto de combate às desigualdades; entenda ideia

As centrais sindicais decidiram aderir ao Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades, anunciado no jornal Folha de S.Paulo em 5 de agosto e apresentado às centrais pelos organizadores no dia 2.

“É urgente superar os obstáculos que mantêm o Brasil como um dos piores países em termo de desigualdade. No mundo do trabalho as desigualdades estão presentes, apesar dos esforços feitos pelos sindicatos que buscam melhores salários, condições de trabalho, saúde e segurança, para todos”, afirmam CSB, CUT, Força Sindical, CTB, UGT e NCST em nota assinada por seus presidentes.

Conforme explica o artigo de Fabiana Pinto, Neca Setubal, Marcio Black e Oded Grajew, a ideia é articular forças políticas, sociais e econômicas na luta contra a desigualdade.

Algumas iniciativas do pacto já foram anunciadas, como a criação da Frente Parlamentar de Combate às Desigualdades, do Observatório Brasileiro das Desigualdades, estudos sobre o tema e prêmios para cidades que se destaquem nesse combate.

“As centrais estarão juntas nessa empreitada, ampliando esse movimento e participando das iniciativas. Desde já indicamos aos nossos sindicatos, federações e confederações que se integrem nesse movimento e em suas iniciativas nacionais e locais”, diz ainda o documento.

O lançamento oficial do Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades será no dia 30 de agosto, a partir das 9h30 no Salão Nobre do Congresso Nacional, e no período da tarde no Palácio do Planalto.

Leia também: Em encontro com centrais sindicais, ministra das Mulheres fala sobre igualdade no trabalho

Compartilhe:

Leia mais
desemprego entre jovens
Taxa de desemprego entre jovens é o dobro do grupo acima dos 30, aponta FGV
vr va mudanças regras
VA e VR podem passar por mudanças nos próximos 30 dias, diz Ministério da Fazenda
escala 6x1 prejudica saúde mental
Redução da jornada de trabalho tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
isenção conta de luz
Governo quer isentar conta de luz para até 60 milhões de pessoas, diz Alexandre Silveira
sorteio carros 1o de maio centrais sindicais
Centrais preparam 1º de maio unificado com shows gratuitos e sorteio de 10 carros; participe!
greve geral argentina cgt
Centrais sindicais argentinas convocam greve geral contra políticas de Javier Milei
havan condenada assédio eleitoral
Justiça do Trabalho condena Havan por assédio eleitoral contra ex-funcionária
taxa de juros para famílias cresce
Taxa de juros para famílias cresce e alcança maior nível desde agosto 2023
debate dieese cop 30 paulo de oliveira
Agenda ambiental não pode ignorar justiça social, defende CSB em debate pré COP 30
13o aposentados inss consulta
Consulta do valor do 13º para aposentados e pensionistas do INSS começa em maio