Centrais sindicais e Fonset se reúnem para discutir saídas e soluções para crise gerada pelo coronavírus

As centrais sindicais seguem debatendo as melhores alternativas para evitar o colapso econômico em meio a pandemia causada pelo COVID-19. O tema principal da reunião, via videoconferência, realizada nesta sexta-feira (03), foram os meios de garantir a manutenção dos direitos trabalhistas diante dos ataques do governo federal e, principalmente, salvaguardar a segurança dos trabalhadores em suas funções, em razão dos riscos de contaminação.

O encontro contou com a presença das seguintes entidades: Central dos Sindicatos Brasileiro (CSB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Nova Central (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Força Sindical. Além das centrais, também estava presente Davidson Magalhães, secretário do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), e Ana Georgina Dias, supervisora técnica do Departamento Sindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Um assunto colocado em evidência no encontro foi a necessidade de se elaborar uma carta com orientações aos trabalhadores. O foco seria aqueles profissionais que estão mais expostos ao risco de contaminação, como os da saúde, do transporte e os que trabalham nos comércios essenciais.

Representando a CSB, o presidente Antonio Neto pontuou a necessidade de se articular politicamente para expandir o direito ao seguro desemprego a todos os trabalhadores. “Poderíamos ver se o secretário Davidson poderia articular, junto com as outras secretarias de trabalho por todo o Brasil, uma carta do Fonset para o Presidente da Câmara Rodrigo Maia e o Presidente do Senado Davi Alcolumbre sobre a expansão do seguro desemprego. Levantamos a tese de que todo mundo pode ser beneficiado pelo seguro desemprego, independente das condições draconianas que estão sendo impostas”, pontuou Neto, em sua fala.

Compartilhe:

Leia mais
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)
Nota das centrais selic
Centrais pedem redução dos juros: "por desenvolvimento com justiça social"
lula critica campos neto
Lula diz que Campos Neto tem lado político e trabalha para prejudicar o país
campos neto presidente bc
Procurador pede investigação sobre influência de bancos na definição dos juros pelo BC
Encontro CSB China
CSB promove encontros com entidades sindicais chinesas em SP e RJ; inscreva-se
CSB-RS conselho plano rio grande
Reconstrução do RS: CSB toma posse como membro do Conselho do Plano Rio Grande
distribuição extra fgts
Após acordo com centrais, governo fará distribuição extra do FGTS aos trabalhadores