Central dos Sindicatos Brasileiros

Centrais sindicais debatem segurança no trabalho no Senado

Centrais sindicais debatem segurança no trabalho no Senado

Movimento sindical busca derrubada do Projeto de Decreto Legislativo do Senado nº 43 de 2015, que restringe direitos trabalhistas

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado irá realizar uma audiência pública, na terça-feira, 8 de setembro, às 9h, para debater com as centrais sindicais e representantes da sociedade civil a segurança no trabalho. O encontro faz parte do ciclo de debates promovido pela Casa sobre “O mundo do trabalho: desemprego, aposentadoria e discriminação”.

O debate convocado pelo senador Paulo Paim (PT–RS) vai discorrer sobre o Projeto de Decreto Legislativo do Senado (PDS) nº 43 de 2015, que susta a aplicação da Norma Regulamentadora nº 12 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. A NR 12 prevê a implementação de mecanismos de segurança que impeçam danos físicos ao trabalhador que opere máquinas, possibilitando a sua paralisação imediata em caso de defeitos. A CSB será representada na audiência por Erivan Pereira, presidente do Sindicato dos Movimentadores de Mercadorias de Santos e Região.

O PDS 43/15, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), está para ser votado em regime de urgência no Senado. O movimento sindical luta pela derrubada do Projeto, já que representa um retrocesso nos direitos trabalhistas.

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, entre 2011 e 2013 ocorreram 221.843 acidentes com máquinas, o que representa 17% dos acidentes de trabalho típicos ocorridos no período.

A audiência será realizada em caráter interativo. Para participar com comentários ou perguntas, acesse o Portal e-Cidadania –  www.senado.leg.br/ecidadania – ou ligue para o Alô Senado no número-0800612211.

Serviço

77ª Reunião (Extraordinária) – Audiência Pública – CDH,

Data: 08/09/2015,

Horário: 9 horas

Local: Plenário nº 2, da Ala Senador Nilo Coelho – Senado Federal – Brasília