Centrais se reúnem com Aldo Rebelo para discutir novas tecnologias no mercado de trabalho

Antonio Neto participou de encontro com ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, e destacou a necessidade do uso do desenvolvimento tecnológico para capacitar os trabalhadores

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, recebeu dirigentes de centrais sindicais para iniciar uma agenda de debates sobre os impactos de novas tecnologias no mercado de trabalho. Realizado no dia 20 de maio, em Brasília, o encontro deve gerar novo diálogo em uma segunda rodada de debates com o objetivo de se criar uma pauta de discussão para um seminário.

Antonio Neto representou a CSB e ressaltou que o ser humano precisa ser poupado de postos de trabalho insalubres, como minas de carvão. “Para isso, eu acho importante a robótica”, afirmou. “Agora, o que se faz com as pessoas que estavam predispostas a fazer aquele trabalho? Nós temos que qualificá-las, e isso mexe também com uma coisa chamada escolaridade no Brasil, que hoje é muito baixa em relação aos países mais avançados e se associa à baixa qualidade dos empregos”, disse o presidente da CSB.

Neto sugeriu que os debates públicos envolvam os impactos de novos softwares, robótica e, particularmente, nanotecnologia. “A nanotecnologia mexe com tudo”, destacou. “No campo da saúde, por exemplo, existe possibilidade de desenvolver tecidos que combatam bactérias, para serem utilizados em lençóis de hospitais e na roupa de enfermeiros, médicos e pacientes”, completou.

Aldo Rebelo destacou que as mudanças têm impactos na vida do trabalhador como um todo, e o governo precisa saber quais medidas o Estado deve adotar para proteger o mundo do trabalho. “Essa primeira reunião é para ouvi-los. A partir disso, vamos fazer outro encontro, que sirva de consulta sobre a agenda, em torno das dimensões de interface de ciência, tecnologia e inovação com o mundo do trabalho, a exemplo da robotização. Depois, o terceiro passo seria realizar um seminário”, afirmou o ministro.

Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Compartilhe:

Leia mais
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)
Nota das centrais selic
Centrais pedem redução dos juros: "por desenvolvimento com justiça social"
lula critica campos neto
Lula diz que Campos Neto tem lado político e trabalha para prejudicar o país
campos neto presidente bc
Procurador pede investigação sobre influência de bancos na definição dos juros pelo BC
Encontro CSB China
CSB promove encontros com entidades sindicais chinesas em SP e RJ; inscreva-se
CSB-RS conselho plano rio grande
Reconstrução do RS: CSB toma posse como membro do Conselho do Plano Rio Grande
distribuição extra fgts
Após acordo com centrais, governo fará distribuição extra do FGTS aos trabalhadores