Central dos Sindicatos Brasileiros

Caravana de organização da CSB chega ao Norte do País

Caravana de organização da CSB chega ao Norte do País

Presidente Antonio Neto participa de encontro da Central no estado do Acre

Representantes de dirigentes sindicais de trabalhadores rurais, taxistas, mototaxistas, servidores públicos municipais, professores, auxiliares e técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos educacionais, da capital e do interior, participaram nesta segunda-feira, 26, da Plenária de organização da Seccional da CSB no estado do Acre.

“Por onde passamos, especialmente nos estados mais distantes, notamos que os sindicatos brasileiros estão abandonados, precisando de apoio e atenção. Foi exatamente para suprir esta lacuna, para ajudar os companheiros e fortalecer os sindicatos do nosso País que fundamos a CSB”, disse o presidente da CSB, Antonio Neto, ao abrir o evento.

Plenária no Acre 4Além de apresentar a Central, o presidente falou do II Congresso da CSB, que ocorre em Brasília, em fevereiro de 2016, e tratará de assuntos dos cenários político, econômico e social, além de temas essenciais para a realidade dos trabalhadores e o desenvolvimento do País.

O evento reunirá mais de 2 mil dirigentes sindicais de todos os rincões do Brasil, representando cerca de 600 sindicatos e 5 milhões de trabalhadores, delegações internacionais, personalidades políticas e intelectuais, que abordarão temas de relevância nacional, como as propostas da Central sobre três grandes eixos:

INDEPENDÊNCIA

A luta brasileira por nossa independência econômica, por liberdade para determinar nossos rumos, nosso crescimento e promoção da Justiça Social, pilares elementares para qualquer Nação que busca sua soberania e liderança internacional.

DESENVOLVIMENTO

Libertar o setor produtivo, público e privado do grande entrave do nosso desenvolvimento que é o juro alto. Defendemos um setor financeiro saudável para o País, sem abusos, buscando uma harmonia no sistema que permita aos demais segmentos da economia se desenvolverem de forma plena.

JUSTIÇA SOCIAL

Aprofundar a distribuição de renda, promover a valorização do trabalho, a qualificação e investimento em educação e tecnologia, visando à ampliação do poder de compra do trabalhador e geração de oportunidades iguais para todos.

Pedro Mourão, organizador do encontro no Acre e presidente da Fenordeste, relatou sua experiência após a filiação à CSB. “Após conversarmos com o presidente Antonio Neto, não tivemos dúvida nenhuma de que tínhamos encontrado uma central diferente, aberta e democrática, sensível para ouvir e defender as necessidades dos sindicatos”, contou.

“Nós encontramos uma central para fortalecer os nossos sindicatos, representando nossas categorias. Nós não temos até agora. Por isso estamos aqui na CSB”, afirmou a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Branco, Fátima Maria Pedrosa Maciel.

“Estamos aqui para organizar nossos sindicatos e fortalecer nossas categorias. Acreditamos que a CSB traz uma proposta nova, que é fácil de absorver. Tenho certeza de que muitos sindicatos do Acre irão se filiar à Central. Sentimos falta de respaldo para levarmos os trabalhadores às ruas, estamos quietos diante da situação, que a cada dia piora”, destacou Augusto Pinheiro, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio Branco.