Central dos Sindicatos Brasileiros

Câncer de Próstata: Nós temos que tocar neste assunto!

Câncer de Próstata: Nós temos que tocar neste assunto!

Depois de lembrar a importância do autoexame para combater o câncer de mama, no dia 4 de novembro, o Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região (SUEESSOR) deu seu chute inicial à campanha: Pense Azul – em prol da conscientização e combate ao câncer de próstata.

De acordo com dados disponíveis no site do Instituto Oncoguia, estima-se que por ano são diagnosticados 68.800 mil novos casos deste tipo de câncer, dos quais aproximadamente 40% já se encontram em fase terminal.

Para o dirigente sindical, José Aparecido Nascimento, 63, os resultados são um reflexo da resistência masculina em realizar os exames preventivos. “Embora a prevenção seja reforçada pela grande mídia, ainda não foi possível quebrar a resistência masculina em relação ao exame principal – o toque. Infelizmente, a sociedade permanece machista e preconceituosa. Uma pena, já que assim como o câncer de mama, o de próstata, quando descoberto precocemente, tem grandes incidências de cura”, declarou.

Os Exames

Aconselha-se que os exames preventivos sejam realizados anualmente a partir dos 45 anos.

Inicialmente é realizado um exame de sangue para o rastreamento com antígeno prostático específico (PSA), e caso haja uma suspeita efetiva da doença, o médico realizará o exame físico, incluindo o de toque retal.

Sintomas da Doença

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, inicialmente não apresenta sintomas, daí a importância de realizar exames preventivos. Porém, quando se encontra em estágios mais avançados, alguns desses sinais podem aparecer:

  • Micção frequente;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Impotência;
  • Vontade de urinar frequentemente à noite;
  • Sangue no líquido seminal;
  • Dor ou ardor durante a micção;
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés;
  • Perda do controle da bexiga ou intestino devido à pressão do tumor sobre a medula espinhal.

Tratamento

Quando descoberto no início, as chances de cura são de até 90%. O tratamento dependerá do paciente e das suas condições físicas (idade, outras doenças, expectativa do paciente quanto ao tratamento etc).

A Campanha

Além do apelo para a importância dos exames preventivos e o apoio especial dos trabalhadores e diretores homens do SUEESSOR, a campanha “Pense Azul” contará com o incentivo da “turma do bigode” – composta somente de mulheres (trabalhadoras e diretoras do sindicato).

O objetivo é mostrar a importância dos exames preventivos também para vida das mulheres envolvidas neste processo, sejam elas esposas, filhas, mães, amigas, namoradas etc.

Fonte: SUEESSOR