Central dos Sindicatos Brasileiros

Campanha “Maio Lilás” fortalece importância dos sindicatos na defesa dos trabalhadores

Campanha “Maio Lilás” fortalece importância dos sindicatos na defesa dos trabalhadores

Promovido pelo Ministério Público do Trabalho, campanha é realizada no mês do trabalhador

Diante do cenário de retrocessos e taques ao movimento sindical, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS) promove novamente a campanha Maio Lilás.

Para 2019, o órgão escolheu três pontos de destaque para a campanha, entre eles, a importância dos sindicatos na defesa dos interesses de seus representados e a necessidade de os trabalhadores conhecerem e participarem das atividades dos sindicatos; valorização das boas condutas nas práticas sindicais e o combate às práticas antissindicais, dando destaque aos direitos trabalhistas que nasceram de acordos coletivos de trabalho e que foram incorporados na legislação; além dos dez anos da criação do CONALIS e sua importância diante a promoção da liberdade sindical.

As entidades que participarem da campanha devem convidar a sociedade, especialmente trabalhadores e empresas para conhecer as entidades sindicais que defendem os interesses da sua categoria. Iluminação de suas sedes na cor da campanha, colocação de faixas e laços em suas sedes, postagens de mensagens alusivas à atuação sindical e a divulgação da revista digital sobre sindicatos, produzida pela MPT, também fazem parte das atividades que serão realizadas.


História

O mês de maio foi escolhido por conta da comemoração do Dia Internacional do Trabalho. Já a cor Lilás é uma homenagem às mulheres trabalhadoras e às lutas por melhorias de suas condições de trabalho e emancipação social.

Segundo algumas versões, a cor lilás é uma referência à cor do tecido que era confeccionado quando mais de cem mulheres foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso, em uma fábrica, em Nova York, em 1857, por reivindicarem um salário justo e redução de jornada de trabalho.