Câmara relança frente parlamentar em defesa dos despachantes documentalistas do Brasil

Categoria reivindica modificação da Lei 10.602, que criou o Conselho Federal dos Despachantes

A Frente parlamentar mista pelos direitos dos despachantes documentalistas do Brasil foi  relançada na Câmara dos Deputados, no dia 30 de março. Representantes da categoria fizeram uma ação para promover o relançamento da Frente.

_MG_4922

O ato liderado pelo Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD-BR) tem como objetivo pedir alterações na legislação brasileira. A categoria reivindica a modificação da Lei 10.602, que criou o Conselho Federal dos Despachantes, mas o fez com a personalidade jurídica de direito privado, o que impede o exercício da regulação, fiscalização e correição dos profissionais da categoria.

O presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Ceará e presidente do Sindicato dos Despachantes Documentalista do Ceará (SINDECE), Sérgio Holanda, explicou que a profissão foi regulamentada em 2002, mas vetos à Lei impedem os conselhos de realizarem a fiscalização, o que, segundo ele, prejudica os profissionais da área e a população.

Com as alterações na Lei, o CFDD-BR conseguirá fiscalizar de forma mais eficaz a atuação dos despachantes brasileiros. “É fundamental corrigirmos essa distorção, não só por ser uma questão de justiça para com a categoria de extrema importância para o exercício, comprovação e direitos, mas também de segurança para a população, que saberá, frente ao reconhecimento prévio dos profissionais competentes, se proteger de eventuais oportunistas desprovidos das capacidades exigidas de um despachante legal”, disse.

“Não havendo fiscalização, existe a grande possibilidade de falsos profissionais, de pessoas que não são habilitadas, fazerem exercício ilegal da profissão, lesando o contribuinte, lesando a sociedade”, afirmou Holanda. O despachante documentalista é responsável por dar mais agilidade a processos junto aos Detrans ou outros órgãos municipais, estaduais e federais, IBAMA, Incra ou Receita Federal.

Durante o relançamento, o presidente da frente, deputado Cleber Verde (PRB/MA), disse que o grupo vai reunir as propostas em tramitação no Congresso para definir as prioridades junto ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais da categoria.

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria