Câmara relança frente parlamentar em defesa dos despachantes documentalistas do Brasil

Categoria reivindica modificação da Lei 10.602, que criou o Conselho Federal dos Despachantes

A Frente parlamentar mista pelos direitos dos despachantes documentalistas do Brasil foi  relançada na Câmara dos Deputados, no dia 30 de março. Representantes da categoria fizeram uma ação para promover o relançamento da Frente.

_MG_4922

O ato liderado pelo Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD-BR) tem como objetivo pedir alterações na legislação brasileira. A categoria reivindica a modificação da Lei 10.602, que criou o Conselho Federal dos Despachantes, mas o fez com a personalidade jurídica de direito privado, o que impede o exercício da regulação, fiscalização e correição dos profissionais da categoria.

O presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Ceará e presidente do Sindicato dos Despachantes Documentalista do Ceará (SINDECE), Sérgio Holanda, explicou que a profissão foi regulamentada em 2002, mas vetos à Lei impedem os conselhos de realizarem a fiscalização, o que, segundo ele, prejudica os profissionais da área e a população.

Com as alterações na Lei, o CFDD-BR conseguirá fiscalizar de forma mais eficaz a atuação dos despachantes brasileiros. “É fundamental corrigirmos essa distorção, não só por ser uma questão de justiça para com a categoria de extrema importância para o exercício, comprovação e direitos, mas também de segurança para a população, que saberá, frente ao reconhecimento prévio dos profissionais competentes, se proteger de eventuais oportunistas desprovidos das capacidades exigidas de um despachante legal”, disse.

“Não havendo fiscalização, existe a grande possibilidade de falsos profissionais, de pessoas que não são habilitadas, fazerem exercício ilegal da profissão, lesando o contribuinte, lesando a sociedade”, afirmou Holanda. O despachante documentalista é responsável por dar mais agilidade a processos junto aos Detrans ou outros órgãos municipais, estaduais e federais, IBAMA, Incra ou Receita Federal.

Durante o relançamento, o presidente da frente, deputado Cleber Verde (PRB/MA), disse que o grupo vai reunir as propostas em tramitação no Congresso para definir as prioridades junto ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais da categoria.

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara