Em sessão na Câmara, vice-presidente da CSB pede mais atenção para a saúde bucal no Brasil

Joana Lopes, que também é presidente da Federação da categoria, discursou em solenidade do Dia do Dentista, realizada na última sexta-feira (27), em Brasília

Comemorado na última quarta-feira (25), o Dia do Dentista ganhou uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, na última sexta-feira (27). Além de parlamentares e outros representantes da categoria, a vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e presidente da Federação Nacional de Odontologistas (FNO), Joana Batista de Oliveira Lopes, esteve presente, e em discurso fez um apelo por mais atenção à saúde bucal brasileira. A dirigente aproveitou a oportunidade para alertar as autoridades sobre a falta de profissionais de saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Não podemos permitir o descaso que está havendo com a saúde bucal em nosso País. Estamos com número insuficiente de profissionais na atenção básica e na rede especializada do SUS. Precisamos abrir este mercado de trabalho para que a população realmente possa ter acesso naquilo que a Constituição, no seu artigo 196 a 200, garante. Não é possível com o número enorme de dentista que nós temos nos Brasil a população continuar desassistida”, disse Joana, que também defendeu o terceiro turno e um salário mais justo.

“As unidades de saúde são fechadas a partir das 17h, impedindo que os trabalhadores brasileiros tenham acesso. É impossível continuar recebendo um salário incompatível com o inciso quinto do artigo sétimo da Constituição Federal, que diz que os trabalhadores brasileiros devem ter um piso salarial de acordo com o grau de complexidade de sua profissão, e odontologia é uma profissão complexa, que requer cuidados e atenção. É uma das profissões com mais riscos ocupacionais”, completou a presidente da FNO, que representa 25 sindicatos de odontologia de todo País.

Mesmo com tantas adversidades, a dirigente prometeu seguir em frente na luta pela profissão e pelo País. “Nós vamos continuar lutando pelo Brasil e por uma odontologia melhor. Para que a odontologia não seja uma profissão que só alcança quem pode pagar, mas que o humilde e o trabalhador possam ter realmente acesso aos melhores dentistas desse País. Precisamos de reconhecimento, tem vários projetos tramitando e precisamos resolver. Não vamos desistir do Brasil, não”, finalizou Joana.

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil