Projeto agora segue para votação no Senado
Na tarde de hoje (26), a Câmara dos Deputados votou, por unanimidade, o Projeto de Lei 6565/13, que concede o porte de arma fora do horário de serviço aos agentes penitenciários. A aprovação representa a primeira vitória da categoria, que reivindica a conquista desse direito desde 2012.
Leandro Vieira, presidente do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (Sindpen-DF), explica a importância da aprovação. “Esse projeto veio somar com a sociedade brasileira e trará ao agente penitenciário uma segurança maior, fortalecendo o Estado brasileiro. Foi uma vitória fruto da articulação e mobilização da categoria, com o apoio da CSB”, afirmou.
Em 2013, os agentes ficaram acampados durantes dois meses em frente ao Congresso Nacional para pedir aos parlamentares a derrubada do veto presidencial ao direito do porte de arma dos trabalhadores. Manifestações, passeatas e atos dentro do Congresso Nacional marcaram o esforço da categoria.
O projeto segue agora para o Senado e tem 45 dias para ser votado. “Temos a expectativa de que seja aprovado também no Senado e siga para a sanção presidencial. O clima na Casa é muito favorável para isso”, reforçou Leandro Vieira.