Central dos Sindicatos Brasileiros

Brasil perde um ícone da luta pela democracia

Brasil perde um ícone da luta pela democracia

CSB lamenta a morte do ex-deputado Paes de Andrade

Morreu na tarde de hoje, 17 de junho, o ex-deputado Antônio Paes de Andrade. Ele tinha 88 anos e foi vítima de falência múltipla de órgãos depois de passar por cirurgia para a implantação de uma sonda gástrica em um hospital do Distrito Federal. Paes Andrade era advogado e nasceu em Mombaça, no Ceará. Deixa a mulher, Zilda Maria Martins Rodrigues de Andrade, e quatro filhas.

Estadista, lutou pela democracia brasileira iniciando a carreira política em 1950, quando foi eleito deputado estadual no Ceará pelo PSD. Com uma extensa trajetória, foi presidente da Câmara dos Deputados entre 1989 e 1991. Neste período, assumiu a Presidência da República 11 vezes. Entre os anos de 2003 e 2007 foi embaixador do Brasil em Portugal.

O ex-deputado integrou a Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Federal de 1988. Foi fundador do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que se transformou no PMDB, partido do qual era presidente de honra.

Nos Congressos da União Interparlamentar (organização internacional dos parlamentos dos Estados soberanos), foi porta-voz de grandes lutas do povo, como a manifestação das oposições brasileiras contra a censura à imprensa, a violação dos direitos humanos, as cassações de mandatos parlamentares, as prisões arbitrárias e a extinção de partidos políticos. Publicou, entre outras obras, os livros A reestruturação agrária do Nordeste (1968), Afirmação democrática do Nordeste (1971) e A Interparlamentar e os direitos humanos (1987)

A Central dos Sindicatos Brasileiros lamenta a morte de Paes de Andrade, manifesta seus sentimentos de profundo pesar à família, correligionários, amigos e aos companheiros peemedebistas que integram as fileiras da CSB.