Associados à CSB discutem em Tupã-SP novas filiações

40 sindicatos filiados à Central participaram do evento

Representantes de entidades sindicais associadas à CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) se reuniram na tarde da última terça-feira (24), em Tupã-SP, para discutir o avanço da central na busca e filiação de novos sindicatos.

20150325070625

O encontro foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupã e contou com a participação de integrantes de mais de 40 sindicatos de todo o Estado. Entre os assuntos debatidos, o vice-presidente nacional, José Avelino Pereira, o Chinelo, falou sobre a importância da CSB no atual cenário, onde o movimento sindical precisa atuar de forma firme, coerente e com responsabilidade para evitar a retirada dos direitos.

“O nosso foco está no fortalecimento da CSB e no diálogo que ela, independente de outras entidades, vem traçando com representantes do governo”, disse Chinelo, que levou aos demais companheiros elogios sobre a postura do presidente nacional da CSB, Antônio Neto, que, com inteligência e conhecimento, tem, aos poucos, mostrado a importância e o diferencial central que dirige.

O encontro em Tupã reuniu lideranças de importantes sindicatos de diferentes regiões do Estado. E serviu para o estabelecimento de algumas metas. Entre elas, a obrigação de todos os companheiros em buscarem o diálogo com sindicatos que ainda não estão filiados à CSB, para que entendam a proposta da central e que nela passem a militar.

Em Tupã, participou pela primeira vez do encontro, como novo filiado, o Sindicato dos Metalúrgicos de Bauru, que se desligou da antiga central onde atuava para ingressar à CSB. Isso serviu de motivação para que todos trabalhem para o fortalecimento da CSB no Estado de São Paulo, principalmente. “Espaço tem. O que nós precisamos é trabalhar para que o nosso crescimento aconteça”, observou Chinelo.

Pauta Futura

Representante do Seaac de Ribeirão Preto, o sindicalista Rosalvo Barbosa ficou responsável por ordenar os assuntos discutidos na reunião de Tupã e por elencar os temas a serem abordados em nosso próximo encontro, já agendado para o dia 28 de abril, em Sorocaba, a partir das 12.

Além das novas filiações, no próximo encontro, com a participação do departamento jurídico da CSB, será colocada em debate minuta de um estatuto que dará o norteamento para a criação da CSB São Paulo e de suas regionais. O entendimento do grupo é de que, independente de a direção nacional da CSB estar em São Paulo, os sindicatos do Estado precisam ser organizados e representados por uma frente própria, ligada à central, para que possa ter forças para expôr suas sugestões e propostas que venham a ser implementadas em âmbito nacional ou mesmo em outros estados.

Na reunião do dia 28 de abril, os participantes também vão definir data do congresso que será realizado para a composição da CSB São Paulo. “Compreendemos que o nosso principal objetivo é a busca por novas filiações. Só que nossos companheiros entendem que, com uma organização estadual consolidada, teremos mais oportunidades na busca por novos parceiros”, diz Chinelo.

 

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social