O ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), confirmou que a convocação de 1000 pessoas aprovadas no último concurso do INSS, realizado em novembro de 2022, deve começar em março. No entanto, o número total de convocados pode chegar a 4 mil.
A declaração foi feita pelo ministro durante conversa com Alexandre Lisboa, presidente da Anasps (Associação Nacional da Previdência e dos Servidores Públicos da Previdência Social).
A última prova selecionou candidatos para o cargo de técnico previdenciário e ofereceria 1.000 vagas, além de fazer o cadastro reserva de mais 2.373 pessoas. No entanto, o número de aprovados é maior devido a empates. De acordo com Lupi, todos podem ser convocados em breve.
Isso porque a principal missão do ministro é não só zerar a fila do INSS, como fazer com que o prazo máximo de espera para receber o benefício seja de 5 dias, conforme ele contou quando foi anunciado para a pasta e em seu discurso de posse. O objetivo é cumprir esta meta ainda este ano.
Os candidatos têm até esta terça-feira (24) para entrar com recurso contra o resultado da avaliação biopsicossocial, pelo site do Cebraspe.
A próxima etapa antes das nomeações é o cumprimento do curso de formação de 180 horas presenciais. O curso será oferecido em nove capitais, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Nesta etapa, os matriculados receberão uma remuneração equivalente à metade do salário do cargo.
De acordo com o edital, o técnico do seguro social aprovado neste concurso receberá até R$ 5.905,79, somando todos os recursos como salário, gratificações e auxílio alimentação.
Fonte: Brasil Independente