Na última quarta-feira (08), o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT), anunciou um conjunto de medidas que visam ajudar profissionais autônomos, entre eles, os taxistas. A medida será colocada em prática a partir do dia 20 de abril, que é quando começarão os pagamentos.
O programa de auxílio está em consonância às demandas colocadas pelo Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), que já havia protocolado uma carta pontuando as necessidades dos profissionais da categoria. Dessa forma, além das cestas, os motoristas também conquistaram isenção de diversas taxas, como explicou o pressindente do Sinditaxi, Francisco Moura. “Conseguimos a liberação de uma série de tributos que nós pagamos à prefeitura. A isenção valerá, tanto aos taxistas quanto aos mototaxistas, para os meses de abril e maio. No mês de junho, a questão será reavaliada”, comentou Moura.
Roberto Claudio, por sua vez, ressaltou a importância de criar auxílios e renda básica para profissionais que tem como fonte renda dirigir carros. “Há um papel fundamental, que é o de proteger e salvar vidas. Essa tem sido nossa maior missão, de garantir vigilância epidemiológica, de prevenção, de garantir o acesso ao nosso sistema de saúde. Além disso, é importante garantir uma rede de proteção social, econômica e alimentícia àqueles que estão mais vulneráveis diante da atual crise”, finalizou o prefeito.