Central dos Sindicatos Brasileiros

Após 408 testarem positivo para Covid-19, Justiça do Trabalho determina afastamento de todos os funcionários da JBS Três Passos

Após 408 testarem positivo para Covid-19, Justiça do Trabalho determina afastamento de todos os funcionários da JBS Três Passos

Decisão judicial ainda determinou apuração do crime de desobediência a decisões anteriores. Segundo Ministério Público do Trabalho, os 989 funcionários ficarão afastados por um período mínimo de 14 dias.

Uma decisão judicial determinou o afastamento de todos os 989 funcionários da JBS Três Passos, no Noroeste do RS, por um período mínimo de 14 dias. A empresa também terá que testar os trabalhadores a partir do décimo dia de afastamento. A determinação, assinada pelo desembargador do Tribunal Federal do Trabalho da 4ª Região Marcelo José Ferlin D’Ambroso, foi publicada na quinta-feira (16).

A JBS informou, em nota, que não comenta processos em andamento, e que segue medidas de segurança. Leia na íntegra abaixo.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, autor do pedido, 408 pessoas testaram positivo para a doença, cerca de 41% dos funcionários. Um deles, de 48 anos, faleceu. A medida tem efeito imediato, após a notificação da empresa.

Na mesma decisão, o desembargador determinou ainda que a Polícia Federal apure o crime de desobediência, já que a empresa não teria cumprido determinações de testagem anteriores, conforme apontou o Ministério Público.

Conforme o MPT, houve verificação de descumprimento de distanciamento entre trabalhadores e submissão dos trabalhadores a testagem pela empresa, o que levou a um novo pedido para testagem de trabalhadores, em razão de um aumento significativo de casos verificado na empresa, testados pelo sistema público de saúde

No fim de junho, outra decisão judicial já havia determinado a testagem de todos os funcionários.

“Estudos científicos têm sido divulgados em toda a mídia de que o interior do Estado está sofrendo aumento da taxa de contágio por focos de contaminação nos frigoríficos”, ressalta o magistrado, na sentença.

Conforme dados divulgados pelo MPT nesta semana, mais de 6 mil trabalhadores de frigoríficos no estado foram contaminados, número que cresceu 40% em pouco mais de um mês.

E no início de julho, a China anunciou a suspensão de importação de carne produzida na unidade.

Três Passos tem 577 casos confirmados e seis óbitos, conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde. Em todo o estado, são mais de 45 mil infectados e 1,1 mil mortes.

Nota da JBS

A JBS não comenta processos em andamento. A Companhia reforça que não tem medido esforços para a garantia do abastecimento e da produção de alimentos dentro dos mais elevados padrões de qualidade e segurança além da máxima proteção dos seus colaboradores. A empresa implementou um robusto protocolo com medidas eficazes para o controle, prevenção e segurança dos colaboradores em suas unidades. O protocolo adotado pela JBS está em conformidade com a Portaria interministerial nr. 19, de 18 de junho de 2020 (Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia) e segue as orientações de médicos infectologistas especializados, como Dr. Adauto Castelo Filho, e instituições de referência, como o Hospital Albert Einstein.”

Fonte: G1