Central dos Sindicatos Brasileiros

Aplicativo “Monitora Covid-19” pretende mapear situação do coronavírus no Nordeste

Aplicativo “Monitora Covid-19” pretende mapear situação do coronavírus no Nordeste

No intuito de agilizar, qualificar e monitorar os casos confirmados, suspeitos e em isolamento domiciliar de CoronaVirus, o aplicativo MONITORA COVID-19  e a plataforma web de atendimento constitui uma sala de situação com a função de apoiar a gestão municipal no monitoramento dos casos em isolamento domiciliar de forma mais eficaz e dinâmica.

Com profissionais de saúde na retaguarda, chat interativo para uma rápida comunicação entre o paciente e o profissional de saúde a ferramenta permite georreferenciar, mapear e classificar cada caso, permitindo que os planejamentos de ações estejam alinhados com a realidade epidemiológica da pandemia e necessidade de cada indivíduo.

Como funciona?

O paciente responderá a perguntas simples sobre seu estado de saúde diariamente.

Se houver alguma resposta que remeta a sinais de alerta, será sinalizada para a equipe de retaguarda, permitindo que a mesma entre em contato telefônico com a paciente e dispare ações mais eficientes dentro das necessidades dos cidadãos, buscando auxiliar o cidadão na tomada de decisão de procurar ou não um serviço de saúde.

O aplicativo ainda possibilita ao paciente acessar a localização das unidades de urgências mais próxima de sua residência, informações sobre medidas de prevenção para doenças respiratórias e orientações sobre os cuidados no isolamento domiciliar.

Nessa lógica estabeleceremos um ecossistema de cooperação mútua de profissionais de saúde e pessoas em isolamento, no intuito de subsidiar as decisões das pessoas dentro de casa.

Em resumo as principais funcionalidades são:

  • Classificação de risco automática das pessoas em isolamento.
  • Monitoramento em tempo real das condições clínicas dos pacientes em casa.
  • Um canal de comunicação permanente dos profissionais de saúde e as pessoas em sofrimento clínico e/ou psíquico.
  • Monitoramento georreferenciado das condições das pessoas.
  • Informação de qualidade e dentro da realidade de cada pessoa.

Confira o vídeo:

Fonte: VioMundo