Central dos Sindicatos Brasileiros

Antonio Neto recebe homenagem do Conselho Regional de Administração de SP

Antonio Neto recebe homenagem do Conselho Regional de Administração de SP

Na sessão de condecoração, o presidente da CSB e do Sindpd destacou a importância do fortalecimento das entidades representativas

Na noite de ontem, 9 de dezembro, o presidente Antonio Neto recebeu homenagem do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) pelo seu trabalho de excelência como dirigente sindical.

Durante a cerimônia, Walter Sigollo – presidente do CRA-SP – citou a trajetória de Neto como administrador. “Quero entregar esse troféu para que você tenha na sua mesa um símbolo do seu trabalho e da nossa profissão”, afirmou.

CRA-SPO presidente da CSB e do Sindpd se mostrou emocionado com a homenagem e reafirmou a importância do Conselho para a profissão. Antonio Neto destacou também a presença da categoria na base da CSB. “80% dos sindicatos dos administradores são filiados à Central. Isso nos orgulha muito. É valiosa a convivência entre essas entidades e os conselhos. Eles devem sempre trabalhar juntos em defesa dos trabalhadores”, ressaltou.

Importância da administração

Para o dirigente, investir no aperfeiçoamento dos diretores dos sindicatos é fator decisivo para uma administração eficiente. “Muitas atividades do setor de TI envolvem conhecimento da área de administração. Os administradores são aqueles que conhecem o trabalho de gerenciamento de um negócio. Facilita muito comandar o sindicato sendo administrador”, ressaltou Neto, referindo-se ao trabalho da diretoria do Sindpd.

A excelência no atendimento, segundo Antonio Neto, é instrumento importante para que o trabalhador se sinta plenamente representado. “Administrar entidades como o Sindpd e o CRA-SP não é uma coisa simples. Eu apoio a aplicação de um curso de gestão sindical para os dirigentes, para que eles tenham uma visão macro de economia e possam gerir o sindicato de maneira mais competente”, reiterou.

Categorias diferenciadas

Segundo o presidente, algumas categorias diferenciadas são vistas de maneira displicente por alguns setores. “Vamos lutar contra aqueles que ainda insistem em extingui-las. Nós sabemos as dificuldades e as características específicas dessas profissões”, disse.

Antonio Neto argumenta que um sindicato diferenciado é aquele que trabalha com visão holística. “É necessário ter planejamento estratégico e gestão de competência”, defendeu. “No Sindpd, trabalhamos dessa forma tanto para os funcionários como em relação à diretoria”, completou.

CRA-SP

O dirigente explica que, enquanto o conselho tem o papel de estruturação dos cursos ‑ do exercício da profissão ‑, o sindicato analisa e atua na relação capital x trabalho. “Procuro sempre analisar os problemas da categoria de TI e de todas aquelas que fazem parte da base da Central”, argumentou o homenageado, reforçando que os sindicatos precisam identificar as dificuldades do trabalhador e traduzi-las em acordos e direitos.

Neto lembrou ainda a importância da capacitação dos dirigentes sindicais nas negociações com o patronato. “Diretor bem preparado chega à mesa de negociação com muito mais habilidade para negociar com os patrões e ciente das necessidades e da realidade da sua categoria”, concluiu.

CRA-SP

A profissão de administrador foi regulamentada pela Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador. A criação dos Conselhos Federal e Estaduais de Administração aconteceu na mesma época, pela mesma legislação que regulamentou a profissão e também por determinação do Ministério do Trabalho. Mais de 57 mil profissionais e 7 mil empresas estão registrados no CRA-SP.