Antonio Neto participa de conferência do centenário da OIT

A Central dos Sindicatos Brasileiros esteve presente na Conferência do Centenário da OIT na Câmara Federal e foi representada pelo seu presidente, Antonio Neto. O líder sindical fez duras críticas à posição do atual Governo do Brasil, que tentou desqualificar os critérios utilizados pela OIT, alegando que eles são exclusivamente políticos e não técnicos. “Quem conhece o Conselho Administrativo da OIT sabe que ele tem 56 membros, 28 são governo. Há também 14 de empregadores e 14 de empregados. Ou seja, quando se reúne esse grupo de pessoas não é uma questão não técnica, lá se discute tecnicamente.”

Neto também criticou a Medida Provisória do programa Verde Amarelo, que prejudica principalmente os trabalhadores mais pobres. “Para nós é uma coisa absurda, inclusive inconstitucional. Começa-se a criar uma nova forma de contratação, dando a entender que quem quer direitos fica com a CLT, quem não quer direitos use a Verde Amarela, que irá reduzir a tarifação das empresas, não pagarão INSS. Criou-se, então, um INSS do seguro desemprego, ou seja, quem vai custear esse programa será o trabalhador desempregado, que passará a ter 7,5% de descontos para o INSS.”

O evento

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) criada no ano de 1919 com o objetivo de promover a justiça social. Dessa forma foi realizada na Câmara Federal uma audiência pública sobre o centenário da OIT.

Uma das pautas centrais do evento foi a inserção do Brasil, pela segunda vez, à lista suja, compilado que reúne 24 países que desrespeitam e violam as convenções internacionais que visam proteger os trabalhadores. Tal inclusão, desdenhada pelas autoridades públicas brasileiras, se deu a partir de denúncias e pela investigação de peritos reconhecidos internacionalmente.

Compartilhe:

Leia mais
prédio do inss previdência social em brasília
INSS libera primeira cota do 13º e benefícios de abril a partir desta quinta; saiba
Flavio Werneck CSB no MPT
Abril Verde no MPT: CSB destaca relação entre direitos e saúde mental do trabalhador
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!