A antecipação do 13º do INSS deve injetar mais de R$ 67 bilhões na economia até maio, informou o governo federal. A medida de antecipação foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União, por decreto da presidência da República.
O 13º de aposentados e pensionistas do INSS será dividido em duas parcelas, pagas em abril e maio, no valor de R$ 33,8 bilhões cada. Ao todo, 33,7 milhões de pessoas receberão o abono anual chamado de 13º do INSS.
Geralmente, o abono é pago em agosto e novembro de cada ano, mas tem sido antecipado nos últimos anos como uma forma de estimular a economia no início do ano.
Técnicos da equipe econômica do governo avaliam que a queda de juros que vem sendo realizada pelo Banco Central desde o ano passado deve começar a surtir efeito no segundo semestre deste ano, por isso medidas de estímulo como antecipar o 13º do INSS são necessárias antes disso.
Recebem o abono os segurados e dependentes da Previdência Social que durante o ano de 2024 tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Com informações de Valor