Central dos Sindicatos Brasileiros

André Akkari alia segredos do pôquer ao mundo dos negócios

André Akkari alia segredos do pôquer ao mundo dos negócios

Palestrante relatou sua experiência e sucesso no jogo e ensinou estratégias para o bom andamento em mesas de negociações

A última palestra do Seminário de Pauta contou com a presença do jogador e vencedor mundial do Team PokerStars Pro, André Akkari, que expôs o tema “Poker & Business – Os segredos do pôquer profissional e a relação com o mundo dos negócios”. Ele tem mais de 300 títulos e já conquistou mais de U$ 3.340 milhões em premiações online.

O palestrante André Akkari falou que pôquer é um esporte mental reconhecido pelo WSOP (World Series of Poker) e tem como artifício básico – ao contrário do que se pensa – conhecer as pessoas. “O pôquer tem um elemento falso: o baralho. Na verdade, é um jogo de gente. Quero fazê-los entender como isso pode ajudar vocês nas suas negociações”, disse.

Inserido no pôquer em 2005, o jogador conheceu a prática enquanto trabalhava em uma empresa de tecnologia da informação e recebeu a proposta para abrir uma empresa de e-commerce. De acordo com Akkari, ele se dedicou a entender o processo do jogo. “O pôquer é um jogo de habilidade e percepção”, declarou, quando contou que já atuou na área de TI. “Enquanto estive nessa área fui muito bem representado por vocês”, completou.

Pôquer e gestão
Com o intuito de exemplificar as formas de aplicar as habilidades do pôquer, Akkari explicou como a mente do jogador funciona nos negócios. “Minha palestra é sobre saber ler as pessoas e lidar com o ser humano”, pontuou.

Hoje, um dos principais problemas da gestão das empresas é que as pessoas não são criativas. “O Brasil é especialista em copiar, não criar”, lamentou. “Eu amo o Brasil, mas o brasileiro sempre pega algo de lá e trás para cá”, disse o palestrante.

O estabelecimento de metas é um problema que ele também detectou no ambiente empresarial. Para Akkari, impor alcance de metas pode inibir os lucros. Para o sucesso da empresa, é necessário focar nas pessoas, não nos negócios que estão em processo de fechamento. De acordo com o jogador, o primeiro conselho que ele daria em uma negociação é de deixar o outro falar. “Falar primeiro pode, a longo prazo, ser deficitário para você. É nessa hora que você tira vantagem de um negócio”, recomendou. “Eu joguei uma vez sem olhar minhas cartas, apenas ouvindo as pessoas falarem e alcancei o quarto lugar em um torneio de 180 pessoas”.

“Há um tempo vi um seminário sobre pôquer e negócios. Pensei em preparar algo com habilidades e estratégia, rápida tomada de decisão, gestão de crise, etc.”, confessou o presidente Antonio Neto. Para o presidente, a ideia do Sindpd é fazer uma conexão entre as habilidades e estratégias do pôquer e o dia a dia dos diretores do Sindicato.

Percepção nas negociações
Para alcançar um maior nível de percepção em qualquer área da vida, é preciso fazer exercícios de aproximação todos os dias. É um jogo de possibilidades e estatísticas, que é chamado de range no pôquer. “É enxergar a situação dentro de um prisma. Você deve fazer perguntas que equalizem as possibilidades. É uma habilidade que todos que não jogam pôquer podem e devem desenvolver”, ensinou Akkari. Quanto mais vezes estudar um cenário de negociações, mais provavelmente o negociador encontrará um ponto lucrativo, e investirá nele para sempre, defende o jogador.

O palestrante afirmou que o maior patrimônio das pessoas é o dom da observação. “As pessoas falam pelo rosto, e não pela boca”, afirmou. Para Akkari, as pessoas falham em lidar com outras pessoas por não prestar atenção nos padrões que todo ser humano traça. A postura pode facilitar o caminho para conquistar alguém, melhorar a qualidade de expressão ou entender de maneira mais clara a quem nos acompanha.

O segredo para o sucesso
Akkari hoje, além de jogador profissional de pôquer, é empresário. As habilidades desenvolvidas durante sua atividade profissional ajudam no momento de ouvir e ler as pessoas em uma negociação.

De acordo com o palestrante, a palavra “surto” não é usada pejorativamente no seu grupo de alunos que compõem o QG Akkari Team, o centro de treinamento de jogadores de pôquer do campeão. Surtar, para eles, é não descansar enquanto não terminar de fazer o que começou. Ele sugeriu não perder tempo para executar uma ação.

“O comprometimento é a razão: quando se comprometer a trabalhar, trabalhe; e se vai descansar, descanse. É importante não misturar as duas coisas. Portanto, quanto mais rápido executarem as ações, mais sucesso alcançarão. Foquem-se”, finalizou o campeão.

O presidente Antonio Neto, em nome do Sindpd, agradeceu ao palestrante por dar mais um instrumento para a forma de abordagem na negociação utilizada pelo Sindicato. “Boa sorte em Las Vegas. Acho que fechamos esse evento com um Royal Straight Flush*”, finalizou.

* Royal Straight Flush é a mão mais valiosa do pôquer.

Fonte: Sindpd