Agentes comunitários de saúde se reúnem e são homenageados na Câmara dos Deputados

Na última quinta-feira, 03, a Câmara dos Deputados recebeu dois eventos que visavam discutir questões referentes aos agentes comunitários de saúde. Os encontros foram organizados pela Confederação dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), sendo o primeiro deles dedicado a discutir a situação dos profissionais da categoria e, o segundo, uma homenagem solene a esses trabalhadores, cujo dia nacional é 4 de outubro.

A conferência se faz necessária em razão da recorrente precarização que tal categoria vem sofrendo, além dos diversos ataques ao movimento sindical, como conta o vice-presidente da CSB Sandro Jadir. “O momento em que o movimento sindical passa é de muita mobilização, então a oportunidade de reunir vários representantes de vários estados é salutar.”

Além disso, no encontro foi possível perceber que, mesmo em diferentes regiões, os profissionais vêm enfrentado problemas semelhantes. “Prefeitos que não cumprem o piso – há uma lei que obriga o pagamento do piso salarial -, a questão da insalubridade e, agora, a demissão em massa. Eles perderam a estabilidade que havia e agora as prefeituras estão demitindo os contratados, substituindo-os por empresas privadas.” Contou Sandro. Assim, foram criadas algumas diretrizes a nível nacional, que a Conacs vai estar conduzindo, de orientação e procedimentos junto a categoria.

Como discussões de projetos elaborados pelo Ministério da Saúde, a tônica desse primeiro encontro foi, antes de tudo, a afirmação da necessidade de se manter esses profissionais unidos em prol dos interesses da população, já que esses serviços atendem principalmente as populações mais pobres, vistoriando e melhorando sua qualidade de vida.

Já no segundo encontro houve, na Câmara dos Deputados, uma sessão solene em homenagem aos agentes comunitários de saúde. “Várias lideranças deixaram a sua mensagem reconhecendo o trabalho e a luta dos ‘Anjos da Saúde’, apelido dado a esses trabalhadores”, disse Sandro.

Agentes comunitários e a CSB

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) tem vários sindicatos da categoria e esteve presente em diversa conquistas para essa profissão. “A Central sempre esteva ao lado da Categoria nos seus anseios e lutas, seja através da CONACS, presidido pela competente Ilda Angélica Correia, seja com as lideranças regionais, através das Federações e Sindicatos, como em Goiás, que temos a representação dos Agentes Comunitários na Diretoria Executiva da nossa Seccional. A atuação destas lideranças são exemplo de comprometimento com o verdadeiro movimento sindical e de responsabilidade com as comunidades atendidas. E estão de parabéns pelo Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.” finalizou Sandro.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem