Agentes comunitários de saúde se reúnem e são homenageados na Câmara dos Deputados

Na última quinta-feira, 03, a Câmara dos Deputados recebeu dois eventos que visavam discutir questões referentes aos agentes comunitários de saúde. Os encontros foram organizados pela Confederação dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), sendo o primeiro deles dedicado a discutir a situação dos profissionais da categoria e, o segundo, uma homenagem solene a esses trabalhadores, cujo dia nacional é 4 de outubro.

A conferência se faz necessária em razão da recorrente precarização que tal categoria vem sofrendo, além dos diversos ataques ao movimento sindical, como conta o vice-presidente da CSB Sandro Jadir. “O momento em que o movimento sindical passa é de muita mobilização, então a oportunidade de reunir vários representantes de vários estados é salutar.”

Além disso, no encontro foi possível perceber que, mesmo em diferentes regiões, os profissionais vêm enfrentado problemas semelhantes. “Prefeitos que não cumprem o piso – há uma lei que obriga o pagamento do piso salarial -, a questão da insalubridade e, agora, a demissão em massa. Eles perderam a estabilidade que havia e agora as prefeituras estão demitindo os contratados, substituindo-os por empresas privadas.” Contou Sandro. Assim, foram criadas algumas diretrizes a nível nacional, que a Conacs vai estar conduzindo, de orientação e procedimentos junto a categoria.

Como discussões de projetos elaborados pelo Ministério da Saúde, a tônica desse primeiro encontro foi, antes de tudo, a afirmação da necessidade de se manter esses profissionais unidos em prol dos interesses da população, já que esses serviços atendem principalmente as populações mais pobres, vistoriando e melhorando sua qualidade de vida.

Já no segundo encontro houve, na Câmara dos Deputados, uma sessão solene em homenagem aos agentes comunitários de saúde. “Várias lideranças deixaram a sua mensagem reconhecendo o trabalho e a luta dos ‘Anjos da Saúde’, apelido dado a esses trabalhadores”, disse Sandro.

Agentes comunitários e a CSB

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) tem vários sindicatos da categoria e esteve presente em diversa conquistas para essa profissão. “A Central sempre esteva ao lado da Categoria nos seus anseios e lutas, seja através da CONACS, presidido pela competente Ilda Angélica Correia, seja com as lideranças regionais, através das Federações e Sindicatos, como em Goiás, que temos a representação dos Agentes Comunitários na Diretoria Executiva da nossa Seccional. A atuação destas lideranças são exemplo de comprometimento com o verdadeiro movimento sindical e de responsabilidade com as comunidades atendidas. E estão de parabéns pelo Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.” finalizou Sandro.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social