Central dos Sindicatos Brasileiros

Acordo permite votação da admissibilidade da Reforma Sindical para próxima terça (17)

Acordo permite votação da admissibilidade da Reforma Sindical para próxima terça (17)

Pautada para votação nesta quarta-feira (11), a apreciação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 196/19, do deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que trata da Reforma Sindical foi transferida para a próxima terça-feira (17). Por meio de acordo de líderes, a matéria estará na agenda da próxima semana, sem obstruções de quaisquer natureza.

O texto recebeu complementação de voto do relator, deputado Fábio Trad (PSD-MS), que excluiu 2 aspectos relevantes da proposta para posterior debate, com mais aprofundado na comissão especial, conforme nota divulgada na terça-feira (10).

Tramitação
Superada essa fase inicial de discussão da proposta, o texto vai ao exame de comissão especial, que vai analisar o mérito da matéria, a partir de fevereiro de 2020.

Na próxima sessão legislativa, que começa em fevereiro de 2020, o governo deverá encaminhar a proposta do Gaet (Grupo de Altos Estudos do Trabalho) sobre Reforma Sindical. O envio do texto do governo sobre o tema deverá ser 1 plus em relação ao debate que vai ocorrer na Câmara dos Deputados relativo à questão da estrutura sindical.

Até lá, é relevante que o movimento sindical, em particular as centrais sindicais, se apetreche para entrar no debate na comissão especial tecnicamente preparadas, com pareceres e notas técnicas sobre os principais temas da proposta em discussão.

Fonte: DIAP