Inscrições para o IV Congresso Internacional de Direito Sindical devem ser feitas pelo site do MPT/CE

Evento debaterá realidade e desafios do movimento sindical em Fortaleza/CE

Com o objetivo de debater o combate a práticas antissindicais, já estão abertas as inscrições para o IV Congresso Internacional de Direito Sindical que acontecerá, nos dias 04 e 06/05, em Fortaleza (CE). O evento é organizado pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical no Ceará (CONALIS), do Ministério Público do Trabalho (MPT). As inscrições continuam até 18 de abril.

De acordo com o vice-presidente da CSB Francisco Moura – representante da Central na reunião de planejamento do Congresso –, os principais problemas dos sindicatos na defesa da classe trabalhadora são causados pelos embates que ocorrem com o governo com relação à contribuição assistencial, ao interdito proibitório e ao direito de greve nos serviços essenciais.

“As entidades sindicais estão perdendo poder de atuação devido à conduta antissindical que alguns juristas e parlamentares têm adotado. Um exemplo disto é o documento que foi encaminhado ao Tribunal Superior do Trabalho por juristas, pedindo o cancelamento da Súmula 369, que dispõe sobre a estabilidade empregatícia do dirigente sindical”, diz Moura.

Além de participar das discussões sobre o movimento, centrais sindicais, confederações e federações ainda poderão acompanhar o lançamento do livro “Carta de Liberdades Sindicais Comentada”, com organização do procurador Regional do Trabalho da 7ª Região do Ceará, Francisco Gérson. A obra traz a opinião de profissionais ligados ao Direito Sindical a respeito de princípios da liberdade. A carta original foi formulada no I Congresso Internacional de Direito Sindical (2013) junto às centrais e ao poder público.

Já no dia 05/05, as centrais sindicais se reunirão com o coordenador Nacional e o vice-coordenador da CONALIS em um encontro fechado para discutir os projetos nacionais do Ministério Público do Trabalho. Segundo a organização do evento, “a ideia, neste Congresso, é colher as diversas concepções de forma democrática e apresentar à sociedade, oportunamente, o pensamento dos congressistas sobre o tema [debatido]”.

Inscrições

Interessados devem realizar a pré-inscrição preenchendo o formulário no site do MPT/CE (Clique Aqui) e complementá-la com a doação de uma cesta-básica à organização do Congresso até o dia 18 de abril, com apresentação de recibo ou nota fiscal e o nome do doador. Para mais informações sobre a doação, acesse este link.

Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), juízes do Trabalho, procuradores, desembargadores, deputados federais e estaduais e representantes de entidades do setor também podem participar.

Para acessar a programação do evento, clique aqui.

Serviço:

IV Congresso Internacional de Direito Sindical

Datas: 4 a 6 de maio.
Local: Ponta Mar Hotel – Av. Beira Mar, 2200 – Meireles – Fortaleza/CE.
Horário: abertura às 14h; atendimento de servidores do MTPS, da Procuradoria do MPT e de advogados da Zilmara Alencar Consultoria Jurídica às 8h30.
Inscrições: de 21 de março a 18 de abril de 2016 no site www.prt7.mpt.mp.br

 

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara