Inscrições para o IV Congresso Internacional de Direito Sindical devem ser feitas pelo site do MPT/CE

Evento debaterá realidade e desafios do movimento sindical em Fortaleza/CE

Com o objetivo de debater o combate a práticas antissindicais, já estão abertas as inscrições para o IV Congresso Internacional de Direito Sindical que acontecerá, nos dias 04 e 06/05, em Fortaleza (CE). O evento é organizado pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical no Ceará (CONALIS), do Ministério Público do Trabalho (MPT). As inscrições continuam até 18 de abril.

De acordo com o vice-presidente da CSB Francisco Moura – representante da Central na reunião de planejamento do Congresso –, os principais problemas dos sindicatos na defesa da classe trabalhadora são causados pelos embates que ocorrem com o governo com relação à contribuição assistencial, ao interdito proibitório e ao direito de greve nos serviços essenciais.

“As entidades sindicais estão perdendo poder de atuação devido à conduta antissindical que alguns juristas e parlamentares têm adotado. Um exemplo disto é o documento que foi encaminhado ao Tribunal Superior do Trabalho por juristas, pedindo o cancelamento da Súmula 369, que dispõe sobre a estabilidade empregatícia do dirigente sindical”, diz Moura.

Além de participar das discussões sobre o movimento, centrais sindicais, confederações e federações ainda poderão acompanhar o lançamento do livro “Carta de Liberdades Sindicais Comentada”, com organização do procurador Regional do Trabalho da 7ª Região do Ceará, Francisco Gérson. A obra traz a opinião de profissionais ligados ao Direito Sindical a respeito de princípios da liberdade. A carta original foi formulada no I Congresso Internacional de Direito Sindical (2013) junto às centrais e ao poder público.

Já no dia 05/05, as centrais sindicais se reunirão com o coordenador Nacional e o vice-coordenador da CONALIS em um encontro fechado para discutir os projetos nacionais do Ministério Público do Trabalho. Segundo a organização do evento, “a ideia, neste Congresso, é colher as diversas concepções de forma democrática e apresentar à sociedade, oportunamente, o pensamento dos congressistas sobre o tema [debatido]”.

Inscrições

Interessados devem realizar a pré-inscrição preenchendo o formulário no site do MPT/CE (Clique Aqui) e complementá-la com a doação de uma cesta-básica à organização do Congresso até o dia 18 de abril, com apresentação de recibo ou nota fiscal e o nome do doador. Para mais informações sobre a doação, acesse este link.

Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), juízes do Trabalho, procuradores, desembargadores, deputados federais e estaduais e representantes de entidades do setor também podem participar.

Para acessar a programação do evento, clique aqui.

Serviço:

IV Congresso Internacional de Direito Sindical

Datas: 4 a 6 de maio.
Local: Ponta Mar Hotel – Av. Beira Mar, 2200 – Meireles – Fortaleza/CE.
Horário: abertura às 14h; atendimento de servidores do MTPS, da Procuradoria do MPT e de advogados da Zilmara Alencar Consultoria Jurídica às 8h30.
Inscrições: de 21 de março a 18 de abril de 2016 no site www.prt7.mpt.mp.br

 

Compartilhe:

Leia mais
antonio neto csb reunião fetramesp
Presidente da CSB recebe diretores da Fetramesp para alinhar pautas em defesa dos trabalhadores
Concurso Correios 2024 veja edital
Inscrições para concurso dos Correios com 3,5 mil vagas estão abertas; acesse o edital
CSPM debate pec 66-2023
CSPM promove encontro para debater PEC 66/2023, que ataca previdência dos servidores
população ocupada tem nível recorde no brasil
População ocupada e força de trabalho no Brasil atingem maiores níveis desde 2012
contra a pec 662023
PEC 66/2023 impõe Reforma da Previdência de Bolsonaro a estados e municípios
seca região norte auxílio pescadores
Pescadores afetados pela seca na região Norte receberão auxílio extraordinário
CARF
Empresas do mesmo grupo são solidárias por obrigações previdenciárias, decide Carf
grávida pedido demissão anulado tst
TST anula pedido de demissão de grávida feito sem participação do sindicato
Aloysio correa da veiga presidente tst
Empregado não pode ser PJ, diz próximo presidente do Tribunal Superior do Trabalho
inclusão pessoas com autismo mercado de trabalho
Nova lei promove inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho