Documento da entidade denuncia os perigos aos trabalhadores com a ausência da formalização dos casos
A moção de apelo da CSB RS para que todos os registros de acidentes sejam efetivamente computados pelas administrações municipal, estadual e federal foi aprovada pela 8ª Conferência Estadual de Saúde, realizada entre os dias 24 e 26 de maio, em Porto Alegre.
No último dia 24, a Central divulgou denúncia de sua Regional sobre o fato de que os registros dos acidentes de trabalho nos órgãos oficiais não estavam sendo feitos pelos responsáveis, o que prejudica o trabalhador que precisa de auxílio.
Ivonei C. Fão – secretário de Saúde da Seccional Rio Grande do Sul e delegado do evento, representando a cidade de Frederico Westphalen – e Valmor Saldanha coletaram 130 assinaturas de delegados em apoio à moção. Com isso, o documento pôde ser encaminhado para apreciação em plenário.
Lida e colocada em votação, a moção foi aprovada por unanimidade. Com isso, o texto constará no relatório final do evento e será encaminhado para a 16ª Conferência Nacional de Saúde.
O encontro em Porto Alegre reuniu representantes de 406 municípios, que discutiram o Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário de Saúde da CSB RS colocou seu nome à disposição para participar da eleição dos delegados que deverão representar o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada entre 4 e 7 de agosto, em Brasília.
Com o apoio dos municípios de sua regional de saúde, Ivonei C. Fão foi eleito e vai compor a delegação gaúcha com o objetivo de dar prosseguimento ao trabalho de construção de novas políticas públicas para garantir o acesso aos serviços de saúde para todos os cidadãos brasileiros.