Central dos Sindicatos Brasileiros

30 de setembro: Dia da Secretária

30 de setembro: Dia da Secretária

Uma homenagem da CSB a todas as trabalhadoras da categoria

30 de setembro é o dia de celebrar as profissões de secretária executiva e técnico em secretariado. Regulamentados pela Lei 7.377, de 30 de setembro de 1985, e Lei 9.621, de 10 de janeiro de 1996, os ofícios compreendem as atividades de planejamento, organização e direção de serviços, assistência, redação, datilografia, recepção e atendimentos telefônicos.

Adotada por volta dos anos 1950, a data tem origem nos concursos de datilografias realizados em comemoração aos aniversários da primeira mulher a utilizar uma máquina de escrever em público. Após a demonstração, Lilian Sholes (nascida em 30/09/1850), filha do inventor do aparelho e do teclado QWERTY (Christopher Sholes) – atual layout dos teclados de computadores – tornou-se um símbolo da segunda fase da Revolução Industrial.

Apesar da alavancagem da profissão durante os períodos das Guerras Mundiais, quando as mulheres ganharam espaço no mercado de trabalho por falta de mão de obra masculina, a atividade só foi reconhecida no Brasil a partir da década de 1960. Em São Paulo, a Assembleia Legislativa instituiu oficialmente o Dia da Secretária apenas em 1977.

Motivação, liderança pessoal, criatividade, entusiasmo e habilidade em gerenciamento de crises são as características que compõem a profissional de secretariado. Por isso, a CSB parabeniza todas as secretárias que fazem da excelência uma rotina em seus locais de trabalho.