29 Anos da Fessergs: Palestra contra reforma da Previdência com Jair Soares e Exposição sobre trajetória marcam data

Um dia de trabalho CONTRA a Reforma da Previdência foi a forma que a Fessergs encontrou para marcar os 29 anos de criação da entidade. A atividade iniciou as 14h na Sala de Convergência da Assembleia Legislativa do RS. Para detalhar o tema foi convidado um especialista no assunto. Por cerca de 40 minutos uma platéia atenta, composta de lideranças sindicais públicas e privadas, autoridades, servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada e até dirigentes estudantis, ouviu o ex-governador e ex-ministro da Previdência Jair Soares que garantiu ter as mesmas posições da época em que foi governador do RS.

Ao contextualizar a história da previdência, afirmou que os maiores devedores no Brasil são os próprios administradores dos governos.

“A previdência é sugada desde a gestão de Juscelino Kubitschek. A previdência é um direito social que precisa ser preservado. Não sou contra uma reforma, mas não desse jeito. Sou a favor de uma reforma justa, que não penalize os miseráveis e os pobres. Nem sou contra o presidente. O meu xará, Jair Bolsonaro, mas ele precisa ser melhor assessorado. Estamos em um voo cego sem saber onde e nem como vamos aterrissar.”

Outra crítica contundente que fez foi ao sistema de capitalização proposto na reforma.

“Trinta e oito países já adotaram esse sistema e 22 recuaram. Não podemos nos comparar à Alemanha, que é o que é o que querem fazer”, frisou. Quem acompanhou e mediou a palestra foi o especialista em direito previdenciário, o advogado Guilherme Portanova, que vêm assessorando a Fessergs e a Central dos Sindicatos Brasileiros aqui no Rio Grande do Sul.

O presidente da Confederação dos Servidores públicos, João Domingos Gomes dos Santos, parceiro da Fessergs desde sua fundação, foi um dos presentes e fez uma explanação de como os servidores e trabalhadores estão apreensivos em todo o país e de como a reforma trabalhista afetou negativamente toda a classe trabalhadora. João Domingos ficou especialmente emocionado ao responder ao contraponto feito por um representante do deputado Capitão Macedo do PSL do RS, o jovem Victor Gabriel Zapata, que defendeu pontos da reforma. “Essas reformas são desumanas, pois as pessoas estão pagando com suas vidas. Se não adoecem fisicamente, adoecem emocionalmente. O desemprego é crescente e o trabalhador vai morrer antes de se aposentar. Temos a história chilena como base e isso é dramático”, citou o presidente da CSPB com olhos cheios de lágrimas.

Após saudações, entre elas Amauri Perusso, presidente da FENASTIC (Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil), o presidente João Domingos da CSPB e o secretário-geral da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e da Federação dos Municipários do RS (FEMERGS) entregaram uma placa em homenagem aos 29 anos da Federação ao presidente Sérgio Arnoud. A diretora mais antiga da entidade, Leni Teresinha de Souza, aproveitou a ocasião para homenagear o presidente por sua especial dedicação em levar o nome da FESSERGS ao Brasil e ao mundo em diversas participações em eventos.

Após a atividade da tarde houve a abertura oficial da exposição de fotos no hall da Casa do Povo sobre a trajetória da FESSERGS nestes 29 anos de atuação. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado esteve presente e fez questão de fazer um pronunciamento saudando a importância da entidade para os trabalhadores: “Estou na política há mais de quase trinta anos e testemunho que durante todo esse tempo a FESSERGS sempre esteve presente em todos os assuntos referentes aos serviços e aos servidores públicos do nosso estado. E nos últimos anos a entidade vêm defendendo ferrenhamente também os trabalhadores de todas as instâncias.” Estiveram presentes também o deputado Valdeci Oliveira e o vereador Márcio Bins Ely.

Fonte: FESSERGS

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil