26ª Festa da Colheita debate as eleições 2018 e o combate às reformas trabalhista e previdenciária no Ceará

Celebração é um evento tradicional do estado, promovido por sindicatos de trabalhadores rurais

Com ato público, apresentação teatral e missa, aconteceu, no último domingo (27), a 26ª Festa da Colheita no município de Tarrafas (CE). Promovida por cinco sindicatos de trabalhadores rurais das cidades de Nova Olinda, Altaneiras, Santana do Cariri, Assaré e Tarrafas, a celebração é um tradicional evento dos profissionais do campo no estado, que aproveitam o mês da colheita da produção rural cearense para debater a realidade e as bandeiras de luta da categoria. Este ano, a festa contou com a participação da CSB CE.

Presente na celebração, o presidente da Seccional da Entidade no Ceará, Francisco Moura, destaca que as reivindicações da edição 2018 giraram em torno do combate às reformas trabalhista e previdenciária e às condições sociais precárias dos trabalhadores do campo. De acordo com o dirigente, “a categoria clama por melhores condições de trabalho e direito a cultura e lazer”.

“Durante nossa caminhada com carro de som, houve vários discursos dos líderes sindicais a respeito das principais necessidades da categoria e contra a Lei 13.467/17 e retrocessos no acesso à aposentadoria. Já no ginásio, onde o público se concentrou após o ato, continuamos a discutir tais temas por meio de apresentações artísticas com críticas ao governo Temer, feitas pelos próprios trabalhadores, e uma missa”, conta Moura.

Outro tema levantado pelos profissionais foi a importância de eleger representantes dos trabalhadores nas eleições deste ano e boicotar os políticos que votaram a favor de interesses financistas em detrimento do povo. Para o presidente da CSB CE, os homens e mulheres do campo e da cidade possuem papel igualmente relevantes no processo eleitoral.

“Sabemos da necessidade de renovação com qualidade, onde a classe trabalhadora precisa iniciar sua retomada no parlamento elegendo um número significativo de sindicalistas na Câmara Federal. E foi muito falado nesta celebração sobre dar o troco, ou seja, não votar nos deputados e senadores que aprovaram a reforma trabalhista e apoiam a reforma previdenciária”, destaca.

A presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Nova Olinda, próxima sede da Festa da Colheita em 2019, também reforçou o caráter de mobilização do evento. A um público de cerca de 1500 pessoas, Maria do Socorro dos Santos afirmou que a atual conjuntura nacional não poderia ser mais pertinente à união dos profissionais do campo.

“A mobilização é extremamente pertinente. Uma forma de os trabalhadores e trabalhadoras rurais manifestarem sua cultura, a união e importância da nossa mão de obra para a economia do Ceará e do País. Só vamos conseguir de fato ter visibilidade a partir da organização, colocando à mesa nossas propostas e anseios”, disse a sindicalista.

Anfitrião da 26ª edição do evento, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarrafas, Zé Lino, foi outro companheiro a destacar o objetivo da celebração, que vai além de uma simples festividade. Para o dirigente, “a celebração da colheita é o momento em que a categoria busca forças para enfrentar os problemas do campo e defender seus direitos”.

“O objetivo da festa é fazer com que os nossos trabalhadores se conscientizem sobre o momento que vivemos e as nossas reivindicações. Eu acredito que esta é a oportunidade que temos de discutir com a categoria o que nós temos que melhorar e pelo que temos que lutar pelo bem da zona rural”, finaliza.

A Festa da Colheita é realizada anualmente, todo mês de maio, em um esquema de rodízio entre as cinco cidades promotoras do evento. Durante a celebração, também são arrecadados produtos levados pelos trabalhadores rurais, que são doados a uma instituição de caridade. Nesta edição, o Seminário do município de Tarrafas foi o beneficiado.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem